2012/04/18

Windows Phones 7 vão ter Windows 8 ou não?


Está gerada a confusão nos Windows Phone. Depois de uma entrevista dada por Nuno Silva (Microsoft Evangelist) ao Zwame, onde disse que todos os equipamentos Windows Phone 7 existentes iriam receber uma actualização para a próxima versão "Apollo" (Windows Phone 8)... outros sites de relevo dizem ter fontes de confiança na Microsoft que garantem que esse não será o caso: e de que os modelos actuais, como o Lumia 800 e 900 não irão receber nenhuma actualização para a próxima versão do Windows.

Afinal... em que ficamos? Até que saia um comunicado oficial da MS relativamente a este assunto, o mais lógico seria acreditar no que foi dito por Nuno Silva... Mas no entanto, parece-me que será um pouco demagógico neste momento esperar que todos os actuais Windows Phones venham a receber update para o Windows Phone 8. (Até no caso das "simples" actualizações para o Mango, já se viu que a coisa funcionou de forma bastante lenta e atribulada...)

Seja como for, enquanto se está neste "tem/não tem", haverá muitos potenciais compradores que irão adiar a sua compra até que este assunto fique clarificado. Pois... estar a comprar agora um equipamento que não tenha uma garantia assegurada de que irá receber actualizações durante os próximos anos... seria algo altamente desaconselhado (qualquer que fosse a plataforma)!

Actualização: fui contactado pela Microsoft, que simpaticamente se disponibilizou para clarificar a questão. Efectivamente, o que foi dito pelo Nuno não corresponde à realidade. O que a Microsoft garante desde já é que "todas as Apps existentes no Marketplace irão correr nos futuros Windows Apollo", mas nada estando definido quanto aos equipamentos e actualizações.

Portanto, parece-me que o mais provável é que alguns modelos com maior sucesso, e com lançamento mais recente, possam efectivamente vir a receber uma actualização para o Windows Apollo... Mas sem que neste momento haja qualquer confirmação/informação quanto a isso.


12 comentários:

  1. O The Verge claramente está em campanha anti-Nokia/MS desde que o Lumia 900 foi lançado. Basta ler os artigos que tem editado na última semana, pouco profissionais e a demonstrar um 'fanboyismo' claro.

    Felizmente para os consumidores (que só ganham com uma terceira plataforma forte) a venda dos Lumia têm excedido as expectativas, em particular nos EUA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque são críticos já são fanboyistas? Até parece que o WP7 não tem falhas e limitações.

      Eliminar
    2. " a venda dos Lumia têm excedido as expectativas, em particular nos EUA." Essa é para rir claramente.

      Eliminar
    3. Pode ser para "rir"... mas o que é certo é que têm esgotado em todo o lado:
      http://gizmodo.com/5903117/att-stores-are-almost-completely-out-of-lumia-900-stock
      http://www.theverge.com/2012/4/14/2948039/nokia-lumia-900-out-of-stock-att-site

      Eliminar
    4. Expectativas e stocks não a mesma coisa.
      A própria Nokia já o admitiu.

      Eliminar
  2. Dos_Passos18/4/12 17:35

    É no 1º § que onde está Windows 8 se deve ler Windows Phone 8 ?

    Ou é no 2º § que onde está Windows Phone 8 é Windows 8 ?

    Finalmente, qual é a diferença (se é que existe), entre Windows Phone 8 e Windows 8 ARM/RT/SoC ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faltava o "phone" no 1 paragrafo sim... corrigido.

      Pelo que me parece o Windows Phone 8 será diferente do Windows 8 ARM. O interface e funcionalidades de um smartphone continuarão a ter particularidades especiais (embora isso não impeça que venha a partilhar bastantes coisas "internas" com o Windows 8 RT).

      Eliminar
  3. Se isso se confirma e de facto não há updates para todos os WP7s então trata-se de fragmentação.
    Não era suposto isso não acontecer com os Windows Phones?

    ResponderEliminar
  4. Uma actualização costuma chegar, só para dizer que tiveram.

    ResponderEliminar
  5. Este é um dos motivos pelo qual eu adoro o meu iPhone

    ResponderEliminar
  6. Claro que está a vender bem. O Lumia 900 é literalmente dado! 100 USD por um smartphone topo de gama com contrato de 2 anos, com devolução desses 100 USD nas mensalidades, se comprado até dia 21 de Abril!
    Podem dizer o que quiserem, mas trata-se de um sucesso totalmente artificial, e é uma jogada desesperada da Nokia e da MS para ver se pega. E até pode ser que pegue, nunca se sabe.

    ResponderEliminar
  7. http://www.engadget.com/2012/04/19/nokia-head-of-sales-resigns/

    ResponderEliminar