2012/05/08

Corrigir os Memory Leaks no Firefox


É um pouco constrangedor ver que, com décadas de evolução nas linguagens de programação - muito se fez - mas atingimos também um tal nível de complexidade que faz com que erros básicos (não confundir com "simples") continuem a existir. Erros como os bem conhecidos problemas de Memory Leaks do Firefox.

Se abrirem o Firefox com uma única página em branco, este ocupará cerca de 100 ou 150MB de memória... no entanto, com o uso continuado, no final do dia, mesmo que voltem a fechar todas as páginas, não será incomum que ele agora ocupe 400 ou 500MB (ou até mais).

Na verdade, uma boa parte desta memória "perdida" não será devido ao Firefox em si, mas sim a muitos dos add-os e plugins que possam ter instalados, e foi precisamente para tentar minimizar essa situação que está agora a ser feita uma alteração que poderá ajudar a manter a utilização de memória do vosso Firefox em valores muito mais reduzidos.

Curiosamente, esta alteração tem como efeito secundário causar - ela própria - um memory leak em certos add-ons feitos com um SDK desactualizado. Caricato, mas que não deverá impedir que os seus resultados sejam positivos, e que possam incentivar os developers a criarem sistemas que garantam a estabilidade das suas criações... e que não "percam memória" como tanto acontece.

2 comentários:

  1. André Silva8/5/12 14:42

    Os memory leaks do FF são uma praga e uma autêntica lotaria em cada nova actualização. Quantas não foram as vezes que me arrependi de actualizar o mesmo...

    Esperemos que as coisas estabilizem.

    ResponderEliminar
  2. Por acaso estes leaks foram a causa da minha mudança para o Chrome. Começava a ser insuportável e pior era quando tinha vários tabs abertos e guardados, no dia seguinte para além da abertura ser lenta o consumo de recursos disparava abruptamente!

    ResponderEliminar