2012/05/08

Notícias do Dia

Já começou a edição deste mês do nosso passatempo habitual que te dá a possibilidade de ganhar livros da O'Reilly. Igualmente desejável: a caça aos memory leaks no Firefox, que parece estar a ter bons resultados, não obstante um curioso efeito secundário indesejável; também uma campanha do Optimus TAG que oferece chamadas de borla para todos os Optimus até ao final do ano; a chegada do novo iOS 5.1.1 que vem corrigir alguns bugs "chatos";  rumores sobre um eventual modo multi-utilizador para o iPad num futuro (talvez) não muito distante; um pouco da "pré-história" informática, e os motivos que levaram ao nascimento dos ARM.

Mas, já de seguida, as sempre apetecíveis notícias do dia:




Dell volta a piscar o olho ao Linux


Bem a propósito do debate que se vai realizar mais logo, a DELL parece ter reconsiderado a sua posição quanto ao Linux e vai voltar a oferecer um portátil com Linux. Um portátil que é mais orientado para os developers do que para o público em geral, mas que demonstra que a empresa parece estar a dar maior atenção aos pedidos dos utilizadores.

Relembro que a Dell já chegou a ter disponíveis computadores e portáteis equipados com Ubuntu, mas que depois foram silenciosamente desaparecendo sem qualquer explicação.

Estará a Dell a preparar-se para uma maior diversificação do mercado, e a começar "lentamente" com a desculpa de que é para os "developers"?

Afinal, com a mudança "radical" para o Windows 8, muitos futuros compradores poderão começar a interrogar-se: se é para mudar para algo diferente, porque não mudar para algo que não só me abre outras portas, como ainda por cima é gratuito?


Google devia Mudar-se para a Europa?


O caso da Oracle vs Google tem dado muito que falar, precisamente devido às acusações de que o Google terá copiado parte substancial do Java no seu Android - e terá sido considerado culpado pelos Tribunais.
E a minha sugestão é simplesmente... se nos EUA a coisa estiver a ficar complicada por causa das patentes e copyrights de APIs e linguagens de programação... Porque razão não se muda o Google (ou pelo menos, parte dele - isso seria coisa para os advogados "manobrarem" como muito bem sabem fazer) para um país onde não sejam reconhecidas as patentes de software?

Provavelmente isso não impediria que não pudesse comercializar o Android nos EUA... mas, ficando os EUA "isolados" do resto do Mundo, talvez fosse a pressão necessária para que - pelo menos desta vez - fossem eles a seguir as tendências mais lógicas seguidas pelo resto do mundo, em vez de tentarem impôr as suas regras a todos.


Nokia Lumia 900 com melhor ecrã à Luz do Sol


A batalha pelos melhores ecrã é uma guerra contínua que obriga os fabricantes a esforçarem-se cada vez mais, e pelo menos num aspecto a Nokia poderá orgulhar-se do seu Lumia 900, já que foi considerado o melhor ecrã quando utilizado sob iluminação intensiva (como no exterior, à luz do Sol.)

Na realidade, também o Galaxy S e o iPhone 4 não ficam muito atrás, mas... é prova que a tecnologia "ClearBlack" da Nokia com os ecrãs polarizados para aumentar o contraste sempre faz alguma diferença.



Primeiro Samsung Tizen

Lembram-se do Tizen, um sistema operativo mobile open-source baseado em Linux e apoiado pela Intel e Samsung? Pois bem, o projecto não tem estado parado, e já se pode ver um dos protótipos da Samsung a correr Tizen.

Visualmente, as semelhanças com o Android são muitas... E se por um lado me custa estar a considerar a hipótese de termos "mais um" sistema mobile a vir baralhar o mercado, considerando-se aquelas questões legais que têm perseguido o Android, interrogo-me sobre se isso não fará com que mais fabricantes comecem a olhar para estas alternativas com maior interesse...




Curtas do Dia

4 comentários:

  1. Este Dell já me parecia bem e agora com esta informação é um serio candidato a aquisição :) Vamos lá ver como isto muda até ao final do ano.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo8/5/12 20:42

    O Linux é como o android quando a moda pegar, todos querem. :) O opensource ainda vai dominar os desktops, acho que nos dias de hoje a microsoft só existe porque sim. É melhor só ficar-se pelas xboxs e kinects. Pena é os computadores de Linux serem caros, pois muitas vezes custam mais do que um com windows equivalente. O mesmo preço não era mau pois tb têm de ganhar o deles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Linux ainda tem muitos problemas a resolver. Precisa de uma distro comercial para ter sucesso, e uma em que se possa fazer updates ás aplicações independentemente do OS ao contrário do que acontece hoje em dia em que para se fazer update aos packages presentes numa distro ou se faz apt-get ao que se pretende ou então instala-se uma versão mais recente do OS.
      E as rolling releases têm outros problemas.

      Eliminar
    2. Costumas usar Linux? Ou usaste uma ou duas vezes? É que os updates no Linux é do que funciona melhor na minha opinião.

      Eliminar