2012/05/30

Injecções a Jacto sem Agulhas


Parece que o futuro da medicina está prestes a livrar-se de um dos mais odiados objectos que continuam a aterrorizar milhões de pessoas em todo o mundo: as agulhas.

Usando um sistema de injecção a jacto, investigadores do MIT criaram um sistema que permite injectar líquidos (e não só) no corpo sem necessidade de recorrer a agulhas. Utilizando um micro-pistão magnético, o sistema consegue criar pressões elevadas - e de velocidade quase super-sónica - capaz de romper a superfície da pele; para logo de seguida administrar o medicamento a pressões inferiores que permitam a sua absorção eficazmente. É precisamente esta possibilidade de controlo que separa este sistema dos demais sistemas "a jacto", e que permite que o mesmo possa ser regulado para ser utilizado, por exemplo, em crianças.

Um sistema que dispense as agulhas seria altamente benéfico não só para todas pessoas que tenham que se injectar regularmente (como os diabéticos e outros), como também para todos os profissionais de saúde - já que se estima que anualmente existam centenas de milhares de casos em que pessoas se picam acidentalmente com as malfadadas agulhas.

Esperemos que seja algo que rapidamente possa chegar aos centros de saúde em todo o mundo!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)