2012/05/30

O Custo de Verificar todos os Vídeos do YouTube



Segundo os auto-proclamados paladinos dos direitos de autor, sites como o YouTube deveriam ser responsabilizados por todos os uploads feitos pelos seus utilizadores. Uma vez que os sistemas automáticos são falíveis, a única solução verdadeiramente eficaz seria pré-visualizar e aprovar cada vídeo enviado, individualmente, após verificação por alguém qualificado, e cuja decisão sobre se o vídeo constitui ou não infracção dos direitos de autor seja final... ou seja, um juiz!

Considerando que um site como o YouTube actualmente recebe 72h de vídeo a cada minuto; houve alguém que se divertiu a fazer algumas contas, chegando à conclusão que tal tarefa iria dar emprego a quase 200 mil juízes.

O que, multiplicando pelo ordenado médio de um juiz na Califórnia se traduziria em meros $36.8 mil milhões de dólares por ano!

Felizmente... algo que (não) estaria dentro das possibilidades económicas do Google, que no ano passado teve lucros receitas de 37.9 mil milhões de dólares... e ainda ficava com 1.1 mil milhões de troco...

Absurdo, claro. Mas que para aquelas entidades que só vêem cifrões à frente, poderá ajudar a ter uma perspectiva de alguns dos requisitos e pedidos ridículos que por vezes se lembram de fazer.

2 comentários:

  1. era bom que a Google tivesse lucros de 37000M, mas não. são são receitas :D

    https://www.google.com/finance?q=NASDAQ:GOOG&fstype=ii

    ResponderEliminar
  2. Os que se põem a fazer contas sobre números do Youtube ainda podem é ficar malucos... ;)

    ResponderEliminar