Muitos poderão interrogar-se: porque motivo uma marca como a Leica, conhecida pela sua incessante procura da máxima qualidade, nos propõe uma câmara de $8000 dólares incapaz de tirar fotos a cores? Porque não oferecer uma máquina a cores que depois simplesmente convertesse a foto para preto e branco?
E é aqui que me posso dar por contente por já vos ter explicado coisas como: o que é um sensor Back Side Illuminated; e - mais concretamente para o caso aqui em questão - o que é o padrão Bayer.
É que, tal como vos expliquei na altura, a maioria dos sensores de imagem actuais é implicitamente monocromático, sendo apenas capaz de detectar a "quantidade de luz" que cai sobre ele. Para que capte uma imagem a cor utilizam-se filtros colocados sobre os pixeis - o tal padrão bayer - que faz com que um pixel possa captar a componente verde, outro capte a componente vermelha, e outro a componente azul (embora existam também outras variações com outras cores).
Mas, o ponto crítico é que ao usar estes filtros coloridos, estamos efectivamente a estragar a resolução total do sensor. No fundo... estamos a dividir por 4 a resolução efectiva de um sensor - embora os algoritmos de interpolação possam dar uma ajuda a preencher os pixeis em falta, até certo ponto.
Ao usar um sensor puramente monocromático nesta M Monochrom a Leica livra-se de todos esses problemas, e oferece uma máquina que irá tirar fotografias com um detalhe quatro vezes superior a uma câmara idêntica que usasse um sensor de imagem a cores.
Não será para todos... mas para os fotógrafos puristas do preto e branco... vai ser uma tentação irresistível! :)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)