2012/05/03

Linguagens de Programação Livres de Copyright

Boas notícias para os programadores - e todos nós, de um modo geral. O Tribunal Europeu de Justiça decidiu que a funcionalidade de um programa e a linguagem de programação que lhe sirva de base não podem estar sujeitas a copyright.

Ficamos assim livres de um futuro onde, todos os que decidissem criar um programa de uma "máquina de calcular" poderiam ser processados por quem já tivesse feito originalmente um tal programa.

Da mesma forma, torna-se impossível proibir que alguém utilize uma linguagem de programação para os seus próprios fins: ou seja, se vocês decidirem implementar a vossa própria linguagem de programação que replique na íntegra o funcionamento de um BASIC, ou C, ou Pascal, ou outra... estão no vosso direito.

Diz o tribunal que permitir isso seria o mesmo que permitir a monopolização de ideias, impedindo assim o progresso e desenvolvimento tecnológico.

Faltará ver que tipo de impacto esta decisão irá ter a longro prazo... e também saber o quanto irá "legitimar" o reverse engineering de programas...

1 comentário:

  1. Typo: "vossa própria linguem" :)

    Será que isto teve a ver com a situação da Google/Oracle?

    ResponderEliminar