2012/05/18

Migração de Apps entre Plataformas Diferentes

À medida que cada um vai utilizando um smartphone (Android, iPhone, Symbian, Windows Phone, etc), será apenas natural que comece a acumular um número crescente de Apps. Apps que, com maior ou menor utilidade, poderão tornar-se num entrave quando futuramente estiverem a considerar mudar para um novo smartphone com um sistema diferente. E que tal se houvesse um serviço que pudesse minimizar esse transtorno?

Isso parece ser algo em que a Microsoft já pensou, a avaliar por uma das suas patentes de 2012. Um sistema que facilita a migração de um equipamento de outra plataforma (por exemplo um Android) para um dos seus Windows Phone (ou qualquer outra plataforma... o princípio seria exactamente o mesmo.)

Este serviço analisaria as Apps que vocês têm instaladas, e procuraria as Apps equivalentes na nova plataforma... sendo até capaz de transferir os eventuais dados de cada App.

No caso de não existir uma App com funcionalidade idêntica, o sistema seria igualmente capaz de vos enviar um aviso caso uma nova App ficasse futuramente disponível.


... Parece-me o tipo de coisa que poderia ser bem interessante, e que facilitaria a mobilidade dos utilizadores entre plataformas.

2 comentários:

  1. Esta possibilidade seria excelente, porque um dos factores que pesam na hora de trocar de equipamento é o facto de perdermos todo o dinheiro investido em aplicações.
    Assim como está, temos de voltar a comprar tudo de novo.

    ResponderEliminar
  2. Estas confusões todas fazem-me perguntar o que é que aconteceu ao JAVA, a suposta linguagem multiplataforma por excelência?
    A ideia do JAVA não era precisamente fazer correr qualquer app criada em qualquer máquina através da JVM?

    ResponderEliminar