2012/05/18

Notícias do Dia

A terceira pergunta para o passatempo que te dá um Optimus Madrid já está online; temos mais um micro-computador Android com tamanho de "pen USB", e desta vez com preço mais atractivo; falamos sobre os jogos de poder das grandes empresas actuais; o espaço desperdiçado pelo novo interface Metro do Windows; um disco SSD com sistema de auto-destruição; e também do futuro que aguarda o Samsung Galaxy S3 que parece muito bem encaminhado com 9 milhões de pré-encomendas.

Também digno de destaque: o Electric Imp, um produto que poderá proporcionar uma grande revolução em nossas casas (e não só) e que surge de uma empresa fundada por pessoas cujo currículo contém precisamente algumas das revoluções feitas no passado recente.

Mas fiquem já de seguida com as notícias do dia, que hoje também conta com uma "curiosidade da semana":




Facebook na Bolsa


É a grande notícia do dia, a entrada do Facebook no mercado bolsista (com Zuckerberg a tocar a campainha do NASDAQ), onde se estreia com com as suas acções a um preço inicial de $38 dólares. Um valor que alguns analistas consideram ser "caro demais", mas que previsivelmente irão "voar" para as mãos dos investidores interessados.

Com esta oferta, o Facebook irá ver entrar nas suas contas entre 16 e 18 mil milhões de dólares(!), sendo que a grande questão é: será um bom investimento?

Talvez daqui por umas semanas/meses/anos estas acções estejam ao nível das do Google ou Apple, criando muitos milionários... ou então, talvez não. Cá estaremos para ver.


Óculos "Virtuais" com 1080p

Embora a ideia de ter um ecrã "à frente dos olhos" possa parecer atractiva, na realidade isso tem deixado bastante a desejar. É que na maior parte dos casos, os ecrãs utilizados são de baixa resolução e... já não chegam para cativar utilizadores habituados a cada vez maiores resoluções.

Estes óculos da Silicon Micro Display parecem finalmente resolver o problema, pois têm resolução Full HD (1920x1080p), simulando um ecrã de 100" a cerca de 3 metros de distância.

Têm também uma transparência de 10%, permitindo ver o "mundo cá fora". Pior mesmo é o preço... que se mantém nuns nada agradáveis $799 dólares.


CPUs 15x mais eficientes... mas com erros


CPUs há muitos, de todos os tamanhos e feitios, de diferentes arquitecturas e processos. Mas todos eles têm uma característica em comum: são exactos.

No entanto, investigadores estão a desenvolver um novo tipo de CPU que poderá ser 15x mais eficiente que os actuais... bastando para isso que se lhe permita que dê um erros ocasionais.

Claro que não seria apropriados para todo o tipo de operação mas... não deixará de ser algo que certamente continuará a ser explorado e que, quem sabe, um dia talvez venha a permitir ter um smartphone com autonomia para mais de 1 ou 2 dias... mesmo se à custa de algumas chamadas mandadas abaixo! ;)


O formato nano-SIM
As dicussões sobre o formato nano-SIM parecem continuar sem fim à vista, mas ao menos parece estar a chegar-se a um consenso entre a proposta da Apple e da RIM e Motorola. Estas duas empresas submeteram uma nova proposta que tenta combinar os formatos apresentados anteriormente: basicamente, o tamanho mais reduzido e que possa ser "retro-compatível" com uso de adaptadores pretendido pela Apple (mas que obrigaria a que fosse utilizado uma "gaveta" de suporte), e o desejo da RIM de que o novo sim pudesse ser usado em slots tipo microSD, com sistema de "push-push" para prender/soltar o cartão sem necessidade da tal gaveta adicional.

Pessoalmente, fico com curiosidade de saber: quantos de vocês têm por hábito tirar/trocar o cartão SIM de um lado para o outro de forma frequente? É que... no meu caso (e imagino que será o da maioria), é coisa que apenas se faz uma única vez quando se compra um novo equipamento... e nunca mais se mexe.


Curtas do Dia


Curiosidade da Semana

Sabiam que podem provocar cegueira temporária bastando para isso imobilizar os olhos?...
Não é ficar a olhar fixamente para um ponto (já que os olhos estão continuamente a ter micro-movimentos), mas sim imobilizar completamente os olhos fisicamente. 

Se os fotoreceptores na retina estiverem continuamente expostos ao mesmo estimulo visual (a imagem que vemos), ficarão "saturados" e deixarão de enviar os sinais para o cérebro. Um pouco à semelhança do que acontece quando somos expostos a um cheiro forte... mas que passados uns minutos já não somos capazes de o cheirar.

2 comentários:

  1. A Curiosidade desta semana deixa.me por um lado assustado e por outro desejoso de tentar... Quanto ao micro sim, temo que fragmente ainda mais o mercado entre os normais SIM, os SIM dos iPhones e de alguns Androids e os novos SIM... Contudo, em termos de equipamentos pode trazer muitas vantagens... quem terá a audácia de tentar?

    ResponderEliminar
  2. Em relação ao cartão SIM, não o troco todos os dias mas ocasionalmente preciso de o fazer. E sim, continuo a preferir um formato fisico em fez do muito apregoado formato do SIM virtual, ou por software ou semelhante.

    Uma das razões: Falta de bateria do telemovel, não tenho carregador e preciso de fazer ou receber uma chamada. Basta-me pedir um telemovel emprestado a alguem conhecido trocar o SIM e pronto.

    Vamos ver se com o nanoSIM isto será possivel ou relativamente facil de conseguir.

    ResponderEliminar