2012/05/04

Notícias do Dia

Tal como se esperava, a noite de ontem foi dominada pela chegada do novo Samsung Galaxy S 3, que vem repleto de novidades mas que parece estar a ter reacções mornas por parte da comunidade tecnológica... mas o que interessará realmente é a reacção do "público" normal, em termos de volume de vendas; seja como for, vem também acompanhado de uma excelente notícias: de que o Flipboard está a caminho do Android.

Também vimos um Google Docs com novos tipos de letra, um Android LG com 2GB de Ram, e um simples mas eficaz método utilizado pelo Facebook para evitar problemas comuns com passwords erradas.

Temos também em votação os livros O'Reilly que mais querem ver oferecidos este mês;  e também umas palavrinhas sobre a evolução extrordinária que o Apps do Android tem tido - e pelo qual agradeço a todos os envolvidos: tanto aqueles que escrevem, como todos aqueles que lêem, comentam e partilham. :)

Já de seguida, as notícias do dia:


Windows 8 Abandona os DVDs

Já tinha criticado a decisão da Microsoft deixar de fora o Windows Media Center do novo Windows 8 (ficando disponível mediante um pagamento extra)... e agora essa crítica torna-se ainda mais acertada quando se fica a saber que os Windows 8 "de base" não serão capaz de reproduzir DVDs. Para isso terão que comprar os tais packs extra.... ou, mais seguramente, recorrer a qualquer uma das muitas soluções disponíveis: como o VLC ou Media Player Classic, etc.

A Microsoft defende esta decisão dizendo que tem a ver com os custos de licenciamento dos codecs existentes... Mas parece-me um pouco caricato que, com tanta tecnologia à nossa disposição, se pareça estar a regredir em certas áreas em ver de progredir (e para além disso, noutros codecs parece não haver problemas de pagamento).

Por outro lado, é mais que certo que a MS continuará a impulsionar a XBox enquanto "media center", e que a futura geração da sua consola será ainda mais vocacionada para este tipo de funcionalidade....


Novo iPad 2 com Autonomia Melhorada


Embora todos os olhares se centrem sobre o novo iPad "3", é preciso não esquecer que continua a ser comercializado o anterior iPad 2, a preço mais atractivo. E, este modelo tem também direito a receber alguns melhoramentos por "empréstimo" devido aos mais modernos processos de fabrico do seu CPU.

Com a passagem para uma tecnologia de 32nm (curiosamente, da Samsung! :) o CPU desperdiça menos energia, e isso tem como consequência directa um aumento na autonomia na ordem dos 10-20%, e que se traduz em termos práticos em mais 1 ou 2h de utilização. Por exemplo, no jogo Riptide 3D, o novo iPad 2 passa de uma autonomia de pouco mais de 6h30 para quase 9h de utilização.

O maior problema é que se torna impossível prever se irão efectivamente receber um destes novos iPads com CPU melhorado quando comprarem um iPad 2, ou um dos "antigos".

E por falarmos em autonomias...


Fabricantes de Automóveis querem Carregamentos Rápidos

Para que os automóveis eléctricos se tornem efectivamente viáveis, há que resolver a questão dos tempos de carregamento. A Audi, BMW, Chrysler, Daimler, Ford, GM, Porsche e Volkswagen acordaram num formato standard para as fichas nos automóveis eléctricos, e que possibilitará recarregar um veículo em apenas 15-20 minutos em postos de carregamento ultra-rápidos (mas mantendo a compatibilidade com sistemas de carregamento mais lentos, como os que se poderão ter em casa.)

Os primeiros veículos com esta nova ficha deverão começar a sair das fábricas em 2013, embora os postos de carregamento estejam apenas garantidos para 2017...


Galaxy S3 com Desempenho de Topo


Embora não lidere em todos os testes (há situações onde o Tegra 3 do HTC One X consegue ser mais rápido), parece ficar demonstrado que a Samsung não tem motivos para se preocupar no que diz respeito ao desempenho do seu Galaxy S3.
Em testes de browsing o Galaxy S3 consegue ficar substancialmente à frente de todos os concorrentes; e a nível de GPU consegue também superar o iPhone 4S - que até aqui mantinha a liderança de forma incontestada.

Ou seja, parece que nos aproximamos a passos largos daquele ponto em que a potência de hardware disponível é "suficiente" para todo o tipo de coisas... e assim esperar que os fabricantes/developers se possam começar a concentrar em coisas que efectivamente proporcionem a sua utilização em coisas de carácter "útil". (E é certo que a Samsung já começou a seguir por esse caminho, com as novas funcionalidades do Galaxy S3.)



Curtas do Dia

1 comentário:

  1. Viva

    Quanto ao MC no Win8, já está esquecido os problemas que a M$ teve por ter o MPlayer no SO? E que teve que fazer versões sem ele, na Velha Europa?

    Acho que não faz falta nenhuma, nem o leitor nem codecs, a Net tem isso tudo de forma legal..., e se isso servir para que a imagem do SO seja mais "pikena", o pessoal agradece... ;)

    ResponderEliminar