2012/06/23

Amazon quer a Internet "Toda"?


.mail,.movie, .video, .book, .app, .play, .drive, .song, .map, .tunes, .cloud, .like, ... são apenas alguns dos mais de 70 novos domínios que a Amazon pretende ter para a internet do futuro, e onde obviamente também se encontra o .amazon.

No entanto, no meio de tantos domínios com nomes genéricos não será surpresa descobrir que 23 deles são igualmente pretendidos por outro gigante da internet: o Google - que também se candidatou a 101 destes futuros gTLDs (global Top Level Domains).

Está mais que visto que os endereços da internet vão mudar a partir do próximo ano - mas a grande questão que se coloca será saber precisamente o que estas empresas pretendem fazer com estes domínios. Para muitas empresas a opção será clara... disponibilizar o seu cobiçado "domínio" para todos os que lá pretenderem acampar os seus subdomínios. No entanto, para empresas como a Amazon (ou o Google, ou outros)  a coisa torna-se mais complicada de decifrar... pois poderá utilizá-los apenas para os seus próprios serviços. Considerando-se que muitas destas candidaturas se referem a nomes tão genéricos como ".kids", ".music", ou ".author"... será ético permitir que uma única empresa possa ficar no seu controlo e fechar a porta a todos os outros?...

Caberá agora ao ICANN determinar isso... e partir de 2013 saberemos no que irá resultar este novo passo da internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)