2012/06/23

Preço dos SSD em Queda


Embora os discos rotativos magnéticos ainda sejam os mais comuns, é bom verificarmos que o preço dos discos SSD continua em declínio. Só no último ano, o preço dos SSD desceu cerca de 50%!

Aliás, olhando para o custo por Gigabyte de diversos SSD, verifica-se que agora oscila entre os $1.31 e os $0.82, e com muitos modelos a ficarem abaixo da barreira psicológica do $1/GB. Mesmo sabendo-se que há ainda um longo caminho a percorrer, até que os SSD atinjam um preço equivalente ao dos discos tradicionais (com custos inferiores a $0.10/GB), é preciso não esquecer também todas as vantagens que fazem com que - mesmo com custo superior - os SSD sejam altamente recomendados: nomeadamente a sua velocidade quase instantânea de acesso a qualquer bloco de dados neles guardado (e que faz com que qualquer sistema operativo subitamente pareça ter ganho um novo fôlego), para além das suas velocidades de leitura e escrita (que nos modelos mais recentes já anda em valores na ordem dos 200-300MB/s ou mais.)

Para um computador portátil, já nem há desculpa para não se usar um SSD, e num computador desktop, torna-se mais simples: pois podem usar um SSD para disco de arranque com o sistema operativo e programas, e outro(s) discos tradicionais para servirem de "armazenamento" para Terabytes de conteúdos que não necessitem/beneficiem da rapidez dos SSD (como por exemplo, as vossas músicas, filmes, fotos, etc.)

7 comentários:

  1. O que ainda me preocupa é a vida útil deles. Tenho receio de pagar uns 500 euros por um disco e depois ele durar apenas 2 ou 3 anos com utilização intensiva.

    ResponderEliminar
  2. Carlos, no eBay há uns kits de conversão que transformam a drive DVD de portátil em HDD. Vou comprar um SSD de 64gb para SO, e passar o meu Sata2 para armazenamento de dados por esta via! Afinal, nem para os portáteis há desculpa para não comprar :P

    PS: uma caixa para converter o DVDROM que vamos retirar em externo no mesmo site custa 7usd, mas já nem para formatar o PC a uso, por isso...

    ResponderEliminar
  3. Fabio podes mandar o link de um desses kits? Thanks

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por exemplo:
      http://www.ebay.com/itm/9-5mm-SATA-SATA-2ND-HDD-HARD-DRIVE-caddy-Sony-ASUS-ACER-HP-Dell-Benq-/290702680033?_trksid=p1984.m1850&_trkparms=aid%3D222001%26algo%3DSIC.FIT%26ao%3D1%26asc%3D49%26meid%3D115966300422655650%26pid%3D100011%26prg%3D1006%26rk%3D1%26#ht_2209wt_1037

      Eu devo adquirir antes de Agosto. Há que ter em atenção as dimensões da nossa drive antes da compra!

      Eliminar
  4. Portanto, a "Não há desculpa" em portáteis implica a perda da drive DVD? Peço desculpa, mas não me parece uma boa opção...
    Os SSDs, apesar de estarem mais baratos, continuam demasiado caros na comparação com o SATA... É esperar até baixar mais.

    ResponderEliminar
  5. É coisa que cada um terá que decidir por si. Mas pela minha experiência, todos os que vão adiando a compra, quando a fazem, normalmente dizem: "ai se eu soubesse... já devia ter feito isto há muito mais tempo."

    Pessoalmente, já acho angustiante e desesperante os momentos de seca enquanto um portátil (ou desktop) fica com o disco a "martelar". :)

    ResponderEliminar
  6. Eu substituí todos os CDs a minha volta por PEN. Os CDs estragam-se, riscam, perdem-se, e tudo mais.. Portanto a minha drive é um mono mesmo antes de saber desta opção. É um investimento que irei fazer.

    ResponderEliminar