2012/06/26

Fundo para Aquisição Sony NEX-5N


Por muita evolução que tenha havido, no essencial as câmaras fotográficas permaneceram praticamente inalteradas nas últimas décadas - e essa tradição faz-se sentir ainda nas mais modernas câmaras digitais. Uma moderna DSLR permanece em tudo idêntica à sua antecessora SLR analógica, mesmo se há alguns anos que trocou a tradicional película por um sensor digital.

Procurando romper com esse passado e esse legado, uma nova geração de câmaras fotográficas tem chegado ao mercado, que dispensa a utilização dos espelhos - elementos essenciais nas SLR analógicas - mas que agora podem ser substituidos pelas "modernices tecnológicas", como um painel LCD capaz de mostrar continuamente aquilo que a câmara está a ver.

Embora para muitos puristas tais sistemas ainda sejam olhados com desconfiança, há câmaras que parecem começar a convencer os mais cépticos, e esta Sony NEX-5N parece ser uma delas: ao combinar um sensor de tamanho APS-C e 16.1MP com um sistema de lentes substituíveis, e - uma estreia nesta família de câmaras - um interface touchscreen.

Será esta câmara uma pioneira que nos faz antever como será o futuro das câmaras digitais, quando se corta com a tradição do passado? É isso que vamos ficar a saber.



O preço desta câmara, com objectiva de 18-55mm, cartão de 16GB e estojo semi-rígido de transporte, é de 728€, e será esse o nosso objectivo a atingir.

... Vamos ver se a diferença de preço realmente se justifica face à crescente qualidade das câmaras que chegam às lojas a preços bastante mais económicos, e que vão conquistando a maioria dos consumidores.


[Secção Actualizada - Ponto da situação]
Este fundo não teve a adesão pretendida, e foi encerrado aos 500€. No entanto, não haverá alteração nos planos, e procederemos à aaquisição da NEX-5N como prentendido - sendo que o valor em falta será depois coberto pelo excesso conseguido no próximo fundo... que será de um gagdet que certamente atrairá maior interesse por parte de todos.

Actualização: a NEX-5N foi oferecida ao Rui Silva.

[Fim da Secção]



Fundo de gadgets aberto a todos os participantes com morada em território nacional.

3 comentários:

  1. É bem, é bem.

    Como dizes, Carlos, é bem fugir dos Gadjets "de sempre", e lembrar a verdadeira raiz do Fundo..

    ResponderEliminar
  2. Só a títutlo de curiosidade, como é sorteado o equipamento???
    O equipamento é sorteado por quem participa no fundo e quem der mais dinheiro tem mais probabilidades de ser o feliz contemplado???
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @João Carlos

      Sim, é de probabilidade proporcional à participação. Ou seja, quem pagasse o valor total teria 100% de certeza que lhe sairia! :)

      (Mas por isso também o valor está limitado a um montante máximo por pessoa, para não haver desiquilibrios nesse sentido).

      Eliminar