2012/06/02

Hardware Recomendado para o Windows 8



Bem a propósito da chegada do Windows 8 Release Preview, volta a ser interessante espreitar os requisitos mínimos de hardware que a Microsoft indica para o Windows 8... e dar uma margem de manobra para o que será realmente necessário para ter uma experiência de utilização aceitável no novo Windows.

Felizmente, parece que o Windows 8 não abusa desmesuradamente do hardware, sendo até provável que seja mais eficiente e mais optimizado que o Windows 7 - o que fará com que corra perfeitamente em todos os computadores que já correm o Windows 7.

Os requisitos indicados pela MS para o Windows 8 são:

  • CPU: 1Ghz
  • RAM: 1GB (32bits) ou 2GB (64bits)
  • Disco: 16GB (32bits) ou 20GB (64bits)
  • Placa gráfica: DirectX 9 com WDDM 1.0

Continuo a achar um exagero a necessidade de um OS ocupar 16GB(!) mas... não é isso que está aqui em causa hoje.

A nível de CPU não deverá haver problemas, a grande maioria dos utilizadores já terá CPUs dual-core (ou quad-core), com potência mais que suficiente para suportar o Windows 8.
Quanto à RAM, a indicação da MS parece ser demasiado conservadora, sendo mais recomendável multiplicar aqueles valores por 2x ou por 4x. Felizmente, também é coisa que não deverá ser preocupante para os utilizadores, já que a maioria dos computadores vêm agora equipados com 4GB de Ram.

Para a placa gráfica, também está visto que "qualquer coisa serve", embora... se pretendem utilizar o vosso Windows para jogos, não há como evitar o uso de uma placa gráfica dedicada. (Para uso de programas simples e internet, as placas gráficas integradas serão suficientes.)

Quanto ao disco, esquecendo por momentos o exagero do espaço que uma instalação básica ocupa, é mais que recomendável que utilizem um SSD (no mínimo como disco de arranque e de instalação de programas - que no limite poderá ter meros 32 ou 40GB, embora recomendasse no mínimo 60 ou 80GB para terem alguma margem confortável de manobra - usando um disco convencional para armazenamento de dados e conteúdos de maiores dimensões.)

Se no capítulo do Windows 8 a correr em PCs não há, portanto, surpresas... mais curioso será ver que tal o Windows 8 se comportará nos tablets ARM... :)

3 comentários:

  1. Anónimo2/6/12 19:45

    Tenho pentium 4 a 1.7ghz
    e 1 gb de ram e diz que não pode instalar alguma soluçção ?

    cumps

    ResponderEliminar
  2. Anónimo2/6/12 21:31

    Vou tesar num Celeron 775 de 1.6Ghz com 2Gb de ram e HD de 160 montado fora do gabinete a moda caraio só de onda

    ResponderEliminar
  3. Anónimo3/6/12 00:53

    nao funciona tb ja tentei e preciso fazer uma alteração qualquer na bios ou não sei o que ... não consigo ...ajuda ???

    ResponderEliminar