2012/06/25

Infinity-by-Nine Transforma um Ecrã numa Experiência Imersiva


Enquanto não é possível ter um ecrã "IMAX Dome" em nossas casas, que permita exibir imagens que ocupem quase por completo o nosso campo de visão, investigadores no MIT estão a estudar um processo bastante curioso de tentar reproduzir efeitos semelhantes. Este Infinity-by-Nine utiliza imagens projectadas em ecrãs na periferia da visão do espectador, mas que em vez de serem imagens "nítidas" mais se assemelham ao efeito desfocado semelhante dos sistemas Ambilight da Philips - embora aqui em versão mais evoluída, pois permite perceber maior quantidade de informação.

Poderá perguntar-se: mas se estamos a usar projectores, porque não projectar imagens "nítidas"?

A questão é que para isso seria obrigatório que o conteúdo apresentado tivesse sido igualmente filmado com câmaras adicionais. Neste sistema, as imagens são geradas em tempo real a partir da análise feita ao que está a ser apresentado na televisão.

As "cobaias" dizem que o sistema funciona, e que sentem as imagens com maior realismo, ao ponto de até sentirem o "calor" quando vêem explosões no ecrã.



Vamos lá ver se qualquer dia isto chega ao mercado, com um Ambilight 3.0 a dar uso a pico-projectores no lado das televisões... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)