2012/06/04

iPhone 5 com Ultra-Retina Display Full HD?


Os rumores sobre o tamanho e resolução do ecrã do futuro iPhone não páram. Mas depois de se ter colocado a hipótese de o novo iPhone ser "esticado", surge uma hipótese que poderá parecer loucura, mas ser bem mais simples de implementar do que se pensa: e se o novo iPhone tivesse um ecrã que novamente voltasse a duplicar a resolução?

Algo semelhante ao que foi feito na passagem do iPhone 3GS para o iPhone 4.

A ideia poderá parece exagerada, mas.. também o era a ideia de quadruplicar o número de pixeis na altura. E, não se poderá dizer que seja assim tão rebuscada, quando a LG nos mostrou ecrãs de 6.1" com 2560x1600 pixeis.


Desta forma, o novo iPhone passaria a ter uma resolução de 1920x1280, suficiente para se qualificar como sendo "FullHD", sem ter necessidade de mudar o formato do ecrã para 16:9 e complicar a vida aos developers. Sendo uma duplicação, a questão da compatibilidade com as Apps actuais seria imensamente simplificada, tal como o foi anteriormente.

Se esta densidade num ecrã de 3.5 ou 4" será realmente útil... isso já será outra questão. Mas uma coisa será certa... se os actuais ecrãs com densidades de 300-400 dpi já são fabulosos... imaginem o que será ter um ecrã com nitidez idêntica à de uma revista impressa de alta qualidade!

(Pessoalmente, confesso que mesmo no iPhone 4S por vezes dou comigo a reparar nalgumas arestas - sim, já sabem que sou esquisito nessas coisas dos subpixeis e pentiles e tal - onde ainda consigo discernir os pixeis... pelo que... penso que ainda há espaço para que se possa melhorar a coisa...)


Sendo os ecrãs tecnicamente possíveis de serem feitos, e o hardware também já tendo demonstrado ser capaz de suportar essas resoluções (veja-se o iPad 3)... a questão que falta é saber se será mesmo esse o caminho seguido pela Apple. A meu ver, seria uma solução bem mais elegante do que alterar um dos aspectos que se tem mantido constante desde a sua origem, especialmente quando essa mudança nem sequer seria capaz de servir de resposta ao que os equipamentos Android concorrentes já oferecem actualmente (com resoluções superiores). Para mexer, acho que a Apple mexeria de forma a poder ficar "descansada" durante um ou dois anos.



13 comentários:

  1. Uma das razões para ter trocado o iphone...ter display de 3,5"! Penso que a apple num próximo iphone deverá poderar apresentar um display não de 4" mas sim superior e quanto mais resolução possível, melhor!

    ResponderEliminar
  2. Não é um exagero???? As pessoas na pratica não iram notar diferença....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poderá ser... mas abstenho-me de responder até poder olhar com os meus próprios olhos para um ecrã desse género (como o tal LG de 6.1" com 2560x1600! :)

      Uma coisa é certa, será daquelas evoluções que será cada vez menos "notória" para a maioria das pessoas.

      Tal como a passagem do VHS para o DVD (que foi "da noite para o dia")... mas sendo que do DVD para os filmes HD... muitas pessoas poderão igualmente dizer que o DVD "já lhes chega".
      (E no áudio então... o CD tem décadas, e tecnologias melhores continuam a não "impressionar"...)

      Um ecrã Full HD de 4" poderá já representar esse melhoramento "quase supérfluo" face ao que se tem actualmente... mas... como disse, primeiro gostava de olhar para um e poder tirar a conclusão devida... :)

      Eliminar
    2. eu falo por mim Carlos... acima de uns certos dpis não noto diferença alguma... la esta, isso varia de pessoa para pessoa... ( eu vejo mal mas uso óculos, certo que são dos low cost da multiotpicas, mas tem a graduação certa :) ).....

      outro exemplo é o 1080p vs 720p...as vezes ponho a correr filmes a 720p e depois a 1080p no meu led de 32 polegadas e nao noto quase nada... alias, em certos videos, nao noto mesmo nada....


      Mas é sempre bom ver a tecnologia a avançar e a nao estagnar.... so gostava é que investissem em coisas mais "uteis", a nivel de software do que hardware

      Eliminar
  3. Penso que a verificar se esta evolução será mais num sentido de simplificar as compatibilidades de apps do que necessariamente pelo impacto real desta nova resolução (não querendo dizer que não será importante, até porque neste ponto estou de acordo com o carlos martins, só vendo para tirar alguma conclusão definitiva)

    ResponderEliminar
  4. Anónimo4/6/12 16:06

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Se a Apple faz isso é absolutamente retardada. Um ecrã de 4'' a 720p teria mais pixel density que qualquer outro no mercado e existem outros factores a melhorar nos ecrãs e nestes smartphones além da resolução de ecrã.

    Se essa for a grande inovação do iPhone 5 então a Apple já perdeu a corrida. Que tal melhorar a bateria, tornar o iPhone mais fino, carregamento wireless, fazê-lo á prova de água, etc, etc?

    ResponderEliminar
  6. Anónimo4/6/12 16:45

    E isntalar o android em dual boot

    ResponderEliminar
  7. Acho super caricato que cada semana há um rumor novo: ou é a cam, ou o iOS que faz algo 3D, ou o ecrã que muda... e pessoalmente é chato estar sempre a levar com rumores porque 99.9% deles são falsos. Há uns anos havia "insiders" mas agora basta um tipo do estrangeiro (EUA e afins) mandar uma boca porque sonhou que o próximo iPhone iria ter algo XPTO e umas horas depois já anda isso na net...

    NADA do que vejam na net é verdade. Se algum rumor for remotamente parecido no final foi porque lançaram tantos que algum haveria de ter algo de verdade. Se lançarem o rumor de que irá ter ecrã 3.6, 3.7, 3.8, ... 4.7 algum deles irá acertar, não?

    O ecrã do iPhone 5 aumentar é mais do que esperado (aliás, já o era no 4S...), assim como levar com um A5/A5S identico ao iPad 3 mas mais lento. O resto é especulação.

    O que posso dizer é que os rumores a serem verdade são apenas algo MUITO ultrapassado versus a oferta da HTC/Samsung/LG no mundo Android. O meu iPad 3 tem 1536p, tem um A5S + 1Gb RAM brutais mas o UI do iOS 5 é pura e simplesmente uma nulidade vs. o meu HTC Evo 3D Android 2.3.6 (original). Não falo (óbvio) de velocidade, nem da qualidade das Apps (que cada vez mais se aproximam), mas dum grafismo do UI que estão em mundos diferentes onde a Apple perde a larga distancia.

    A meu ver o iPhone 5 precisa (desesperadamente) disto para não desiludir: um ecrã muito maior (mínimo 4") mesmo que mantenha a resolução actual; um emagrecimento BRUTAL (o 4S é gordo gordo gordo); uma revolução no UI do iOS (que viria com 1Gb RAM).

    De resto pode manter *TUDO* o resto que iria vender como bolinhos quentes (já habitual). Penso é que a esmagadora maioria dos meus conhecidos com iPhone 4/4S, caso a Apple não faça estas modificações este ano, irão tudinhos para um HTC/Samsung...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/6/12 00:16

      Isso do UI é o que me vem à cabeça sempre que leio a eterna história dos updates da apple terem um prazo mais longo.
      Então se eu com o android 1.5 já fazia mais do que o ios faz agora...
      Claro que gosto de fazer updates,e o meu i9000 já tem o 4.0 faz tempo, mas na realidade com o 2.3 já fazia tanta coisa..

      Eliminar
    2. No caso do android o problema é a Google permitir 1000 combinações de hardware diferentes, logo os jogos nunca podem ser optimizados para nenhuma, e com isto perde-se muita eficácia, potência, RAM, etc. Como isso não se passa com o iOS a esse nível o software tira todo o sumo do que há. Claro que a ver pelo futuro a coisa também esta a emagrecer para a Apple: A4, A5, A5S e isto combinado com 960x640, 1024x768, 2048x1536 e ainda mais com 256, 512, 1024Mb RAM... A vir uma nova resolução tudo ainda se complica mais.

      O iOS precisa dum UI completamente novo, o android precisa de estabelecer umas 10 configurações diferentes de hardware (CPU, gpu, RAM, resolução ecrã).

      Eliminar
  8. Anónimo4/6/12 23:51

    O retina display está vendido. Só vão aumentar a resolução se o tamanho aumentar. Essa batalha está ganha. Isto agora com os novos mapas não precisam de mais nada para baterem todos os recordes..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Retina já toda a gente tem em quase todos os telemóveis novos de media e alta gama, dai que isso não é nenhum ponto extra de vendas. Quando aos mapas 3D se vierem são uma bonita adição mas será como o SIRI, algo muito pintado de ouro mas pouco valor. Isso é o mesmo que dizer que um jogo para ser bom precisa de ser 1536p, 3D, etc mas na realidade quase ninguém quer saber disso 5 min depois de usar a coisa. O que importa às pessoas é se realmente no dia a dia faz diferença e isso, a meu ver não faz. Ninguém compra o iPhone por ele ter retina (90% dos meus amigos com iPhone 4/4S nem sabe o que isso é, compraram o iPhone por causa das aplicações e jogos, e porque gostam do estilo que da. Se perguntas sobre a retina ou o processador dual core do 4S, nem sequer fazem ideia do que lhes estou a falar. Se pergunto a nível do detalhe do ecrã respondem que esta bem, ou seja, não se matam de entusiasmo)

      Eliminar