2012/06/18

Levantar Dinheiro via QR Code


Embora as transferências electrónicas de dinheiro sejam cada vez mais práticas, a necessidade de recorrer a "dinheiro vivo" continua a ser algo indispensável - e ainda bem que no nosso país temos uma rede de caixas Multibanco que faz inveja ao resto do mundo.

No entanto, nos EUA a NCS está a preparar um sistema que pretende simplificar o processo de levantamento de dinheiro das caixas automáticas, através de QR Codes e Apps para Android e iOS.

Com estas Apps, os utilizadores podem simplesmente chegar perto de uma destas máquinas, e fazer o "scan" do QR Code nela exibido, usando a App instalada nos seus smartphones. Desta forma podem fazer o levantamento do dinheiro pretendido de forma imediata e sem necessidade de introduzirem o cartão ou códigos PIN nos teclados das máquinas (a quantia e PIN é introduzida na App no smartphone - assim evitando os sistemas de "skimming" que os atacantes aplicam nas máquinas.)

Como vantagem adicional, este sistema pode ser utilizado em qualquer caixa automática sem necessidade de hardware adicional (como o NFC, etc.) sendo apenas necessária uma actualização do seu software.


1 comentário:

  1. Não explicam muito como é que o telefone contacta com a máquina. O mais certo é ser pela net.

    O funcionamento é como se usassemos as aplicações bancárias que existem actualmente para o telemóvel, tendo mais uma opção para levantar dinheiro.
    O código QR deve conter um ID único da ATM (encryptado).
    A aplicação envia o ID para o banco, e o banco contacta a ATM, indicando o montante.

    Interessante.

    ResponderEliminar