2012/06/18

Auto Layout no iOS6 sinal de novo Ecrã?


Já aqui falamos das novidades mais "visíveis" do novo iOS6 da Apple, mas tal como já tinha sido referido na altura, há centenas de outras alterações - umas que serão mais visíveis, outras que nem por isso. Uma que terá atraído as atenções surgiu de forma discreta no ecrã durante a apresentação e que se refere a um tal de Auto Layout.


Embora possa parecer quase insignificante, há quem diga que esta nova funcionalidade para layouts mais fluidos e relativos é um passo essencial para que as Apps possam funcionar em ecrãs de diferentes resoluções, tal como o que se espera no próximo iPhone.

Por muito que se desejasse que as coisas ficassem sempre "certinhas", está mais que visto que isso não dura para sempre. A Apple conseguiu adiar temporariamente a necessidade de lidar com este problema, ao lançar um ecrã que duplicava a resolução do modelo anterior (do 3GS para o 4) e que assim facilitou o processo de transição... mas parece que agora vai ter mesmo que começar a lidar com a questão de ter modelos com resoluções (e até talvez o próprio formato de ecrã) diferentes.

... A não ser que consiga novamente dar um salto que "quadruplique" a resolução, o que faria com que o iPhone 5 tivesse uma resolução de 1920x960... o que poderá parecer um pouco exagerado, mas não estará fora das possibilidades actuais.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)