2012/06/23

Preços dos Tablets Surface da Microsoft

Não passam de rumores (talvez lançados para avaliar a reacção do público?) mas fala-se de que os novos Tablet Surface da Microsoft poderão ter preços a começar nos $599 e $799 (para a versão RT e para a versão Intel, respectivamente.)

Se assim for - o que não me surpreenderia nada - penso que a adopção destes equipamentos por parte do público será feita a um ritmo bastante mais lento do que seria desejável. Embora, se a versão Intel estiver disponivel por $799, e considerando que serve de "computador completo" e também de tablet (mesmo se ainda fique por averiguar a questão da autonomia)... ou seja, poderá evitar o investimento num tablet+netbook. Sendo assim, esse preço nem me parece assim tão exagerado - mas o mais provável é que essa versão acabe por ficar bem mais cara, e próximo dos $900 ou $1000...

Já na versão Windows RT (ARM), o preço de $599 será bem mais difícil de engolir, quando temos um tablet como o iPad a começar abaixo dos $500 (para não falar na ofensiva de tablets Android low-cost que também estará para breve...)

Sendo este tablet inteiramente da responsabildiade da MS, bem que seria interessante considerar a hipótese de vender estes equipamentos a preço irresistível - digamos... $100 abaixo do iPad? - e que mesmo que significasse a perda de alguns milhões nesta primeira fase, seria certamente preferível à opção de perderem esse mesmo valor, ou mais, com os equipamentos que ficarem na prateleira, e que passados 5 ou 6 meses terão sido ultrapassados em características por modelos da concorrência.

Claro que por outro lado... uma medida desse tipo seria bastante desagradável para todos os parceiros da Microsoft... pois teriam que enfrentar uma concorrência "desleal" do seu próprio fornecedor de software. Mas... penso que essa situação passará a ser inevitável a partir do momento que a MS anunciou os seus próprios tablets (e que - por pura lógica - em breve deverá significar que também avancem para o seu próprio Surface smartphone!)

3 comentários:

  1. Os 599$ dizem respeito ao surface com 32gb, que é o mesmo preço de um ipad 32gb wifi no estados unidos. E o surface ainda traz um teclado/capa.
    As versoes rt do surface vem com 32gb e 64gb e esperam-se preços equivalentes aos ipads das mesmas capacidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser só uma ideia com que tenha ficado (não tenho a certeza), mas creio que o teclado é um acessório que se compra tal como uma capa e que apenas estaremos a comprar o surface em si.

      Eliminar
  2. Não creio que seja um boa ideia competir com o líder incontestável do mercado de tablets com preços iguais. A lógica mandar ter preços mais baixos, para gerar um atractivo ao potencial cliente. Entre escolher um equipamento com tradição no mercado e um que acaba de ser lançado (sem nenhuma melhoria substancial), ambos com o mesmo preço, haverá muito boa gente a preferir o tablet da Apple.
    Já o Surface Pro é de outra liga. É um ótimo meio termo entre um tablet (pela portabilidade) e um ultrabook (pelo hardware e software). Se o preço for mesmo esse tirará o mercado empresarial (e não só) ao iPad.

    ResponderEliminar