2012/06/14

Privacidade no iOS 6 com Mais Opções


Para além das alterações visuais e de interface no iOS 6 há uma que certamente vem de encontro às crescentes preocupações com a privacidade dos nossos dados. Uma vez que está mais que visto que nem a existência de uma "App Store" controladora - que se esforça (e muitas vezes falha miseravelmente) em garantir a qualidade e bom comportamento das Apps - pode garantir que uma qualquer App pudesse aceder a coisas com a nossa lista de contactos e a envie para sabe-se lá quem sem qualquer motivo ou justificação (e pior ainda, sem que sequer tenhamos conhecimento disso), no iOS 6 as coisas vão ser bem diferentes.

O iOS 6 passa a contar com uma configuração de privacidade que nos permite controlar que tipo de acessos queremos dar às Apps. Até agora, a única coisa que tinha este tipo de controlo era o serviço de localização - com uma mensagem do sistema a perguntar-nos se queremos fornecer esses dados à App (e permitindo ver a lista de Apps que acedem ao serviço, se o estão a fazer de forma activa, ou se usaram recentemente, e permitindo igualmente cancelar essa permissão.

Mas, na nova versão, esse tipo de controlo passa a ser possível não só para a localização como também para os nossos contactos, calendários, lembretes e fotos.

Parece que, pelo menos neste departamento de acesso indevido a este tipo de dados e como o evitar, o iOS vai ficar "bem servido".

[via cultofmac]

1 comentário:

  1. Sobre o iOS6...
    já reapararam que o novo icone do Maps, mata-nos?! ;)
    Cumps

    ResponderEliminar