2012/06/27

Rede Neuronal do Google Aprende... a ver Gatos


Uma das muitas experiências que o Google vai desenvolvendo no seu centro secreto de investigação - o "laboratório X", de onde sairam os automóveis sem condutor, e mais recentemente o Project Glass -envolve a criação de uma das maiores redes neuronais jamais implementadas, com 16 mil processadores.

Uma rede que, tal como um cérebro orgânico, se vai organizando em função dos estímulos a que é sujeita... e que no caso deste projecto do Google, depois de ter "olhado" para 10 milhões de imagens no YouTube, se auto-ensinou a reconhecer gatos!

Ao contrário de outros sistemas e experiências, onde existe uma "ajudazinha" humana durante o processo de treino, neste caso não houve qualquer intervenção humana, e o sistema chegou a esta conclusão por ele próprio. À medida que as potência de computação vai aumentando, e o número de processadores e sistemas que se podem interligar vai crescendo... será apenas uma questão de tempo até que seja possível simular minuciosamente um cérebro orgânico... e abrir a porta a novas questões, sobre se será possível existir uma "auto-consciência digital".

Até lá, este projectos vão permitindo criar sistemas cada vez mais avançados de reconhecimento de imagem, voz, e todas as restantes coisas do "mundo real" que os computadores tanta dificuldade têm em transformar em zeros e uns. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)