2012/06/27

Resultados Mais Caros para Macs que Windows?


Não é segredo que os magos do marketing e da publicidade usam todo o tipo de técnicas para direccionar a  mensagem para o público alvo mais atractivo - algo que nos últimos tempos tem estado cada vez mais no centro das atenções, pois começa a ser complicado distinguir as fronteiras entre a real utilidade e moralidade de tais técnicas... e o direito à privacidade de cada indivíduo.

Por isso, não poderá ser propriamente considerado uma surpresa que o site de pesquisa Orbitz tenha decidido começar a mostrar resultados diferenciados consoante o utilizador faça uma pesquisa utilizando um computador Mac... ou um computador Windows.

É que segundo as suas estatísticas, os utilizadores com computadores Mac optam por estadias com valores 30% mais caros que os restantes utilizadores, e por isso pensam justificar-se esta discriminação.

Que vos parece?... Deverá esta medida ser considerada justa, com base na fria análise das estatísticas? Ou será que todos os utilizadores deveriam ser tratados de igual forma, independente do sistema operativo (ou equipamento) que utilizarem para aceder a um serviço?

(Embora suspeite que esse tratamento "igual" há muito que deixou de existir na internet... a começar pelo adsense do Google, que por vezes parece misteriosamente saber exactamente aquilo que precisamos - especialmente para quem usar o Gmail e assim der ao Google acesso a montes de dados sobre as nossas preferências... Se bem que neste caso, seja algo de se tem plena consciência e conhecimento de que está a usar - e que cada um terá que ponderar se é coisa que se esteja disposto a aturar em troca dos seus serviços gratuitos...)

[via wsj]

5 comentários:

  1. Só se fossem burros é que não faziam essa distinção lol

    ResponderEliminar
  2. A estupidez chega a tal ponto, mas infelizmente têm alguma razão...

    ResponderEliminar
  3. O só fazerem isto agora mostra é que não têm grande departamento de marketing. Qualquer empresa com "2 dedos de testa" já percebeu que o ideal é conseguir tratar individualmente cada cliente. Sendo isso impossível nestes casos, quanto maior é a aproximação, melhor.
    Essas teorias do século passado que somos todos iguais...qual era o interesse de uma Ferrari pagar para colocar publicidade que fosse mostrada a malta que tem um Fiat Uno?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou dono de produtos Apple, iPad 3, iPod, etc e não considero (nem de perto!) que nos resultados de pesquisa devam dar-me preferência os produtos caros! Aliás, acho isso muito idiota! Isso é "sugerir" que quem compra Apple é rico e comprar outros é pobre... o que não é verdade. O que acho muito muito muito bem, é adicionarem um MENU onde tu possas adicionar as tuas preferências pessoais e depois filtrarem as pesquisas de acordo com essa informação. Concordo a 100% que devam fazer filtrações pessoais...mas fazê-lo de acordo com a marca??? LOL Enfim...

      Eliminar
    2. Tu falas de um caso, o teu. Eu falo do geral.
      Não queres perceber não percebas.

      Eliminar