2012/07/08

Ex-Funcionários Nokia apostam no MeeGo


Parece que há ex-funcionários da Nokia que não estão dispostos a deixar que todo o trabalho e esforço investido no MeeGo seja desperdiçado, e para isso pretendem criar uma nova empresa que traga para o mercado smartphones com este sistema operativo.

Não fossem as reviravoltas causadas pelo surgimento do iOS, e que parecem ter baralhado a Nokia a ponto de perder o seu rumo, e este MeeGo (que surgiu da junção dos projectos Moblin da Intel, e o Maemo da própria Nokia) poderia muito bem ter levado a empresa a uma situação mais saudável nos dias de hoje... e para o futuro. Pelo menos, por aquilo que se pode ver, o MeeGo parecia ter pernas para andar, e continua a deixar um estranho sentimento de tristeza (ao estilo do WebOS) por nunca ter tido real chance de poder competir no mercado.

Embora continue a achar que o MeeGo pudesse ter futuro na altura em que começou a ser falado, penso que agora terá (ainda) mais dificuldades de poder ganhar tracção no mais que saturado mercado mobile - ainda para mais quando também terá que competir não só com os gigantes como o Android, iOS e Windows Phone 8 (que ainda não tem volume... mas certamente começará a ter a partir de 2013), como também com outras alternativas mais abertas, como o Boot 2 Gecko da Mozilla (agora rebaptizado Firefox OS).

5 comentários:

  1. Estive com este sistema operativo "na mão" e não gostei muito... não acrescenta nada, é muito semelhante ao android e as cores irritam... Contudo o hardware deste telemóvel era muito bom

    ResponderEliminar
  2. Eu achava realmente que o meego poderia ser um grande OS.

    A Nokia até comprou o Qt (Q Toolkit) da Trolltech, que é um framework que gosto bastante, e investiu muito na criação do QML ( O Pinheiro sabe o que é ) e depois quando tudo estava com enormes espectativas no que dali viria, quer utilizadores quer developers, o SEO da Nokia vendeu-se.

    Cagando literalmente nos developers que já estavam a lidar com o novo sistema.

    Acho que tinha hipotese de fazer frente aos grandes de hoje, talvez não conseguisse chegar aos equipamentos low-cost como chega o Android devido á sua arquitetura e ao seu poder.

    A Nokia continua a investir no Qt e ainda bem pois é algo bom e grande. Apesar de não poderem usar o Qt no Windows Phone.

    ResponderEliminar
  3. Se lançarem hardware compatível com ROMs MeeGo e OpenWebOS acho q ainda podem vir a ter futuro! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nunca estive com WebOS mas dizem que era incrivel... dizem que o android JB copiou algumas coisas do WebOS

      Eliminar