2012/07/19
Google Maps com "Correcções" em Portugal
Parece que a concorrência nos mapas se começa finalmente a fazer sentir, e isso é sempre bom caso se traduza numa preocupação acrescida em ter os mapas actualizados. Se ainda hoje ficamos a saber que a Microsoft adicionou mais umas centenas de Terabytes de imagens ao seu Bing Maps, também o Google passa a contar com mapas mais detalhados em diversos países incluindo Portugal.
Mas, talvez mais importante que isto (pelo menos na parte que fui espreitar, em Espinho, não só as imagens de satélite continuam bastante desactualizadas, como o próprio mapa continua com falhas) é que o Google passa a disponibilizar a ferramenta de "Reportar Problema" no nosso país.
Ou seja, sempre que virmos algo incorrecto, podemos facilmente informar o Google de que algo está errado, bastando para isso clicar no link no canto inferior direito do mapa, e indicar qual o tipo de "erro" que queremos corrigir.
Eu já me "queixei" da questão das imagens e estradas desactualizadas... agora é só esperar para ver se estes relatórios resultam em correcções em tempo útil, ou se se ficam algures esquecidos e sem efeitos práticos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
A capital continua bastante desatualizada. Basta observar o Terreiro do Paço...
ResponderEliminarNo Porto também está bastante desactualizado.
ResponderEliminarNuma zona especifica na Maia as fotografias do Google Maps está com 2 anos (no mínimo) de atraso.
ResponderEliminarO Bing "só" está atrasado uns 6 meses.
Zonas que estão em construção são uma boa medida para ver que tipo de amor é que o Google e a Microsoft dão a Portugal.
Também nao vamos querer uma actualização de mapas de satélite feita ao dia :-) mas acho que pelo menos uma vez por ano já era óptimo :-)
EliminarObviamente q não...
EliminarAqui por ex, em Almada, ainda tao imagens da altura das obras do metro!!! Ao tempo que la vai isso...
Quanto que na M$, ja ta tudo muito mais recente...
O maps do google em Portugal a meu ver so tem agora uma cena a favor, o street view, de resto...
Agora é obvio, n tou tb a ver a M$ a fazer um update tao cedo...
A nova A32 só aparece na fase de construção e já se encontra concluída desde Outubro de 2011, por isso deduzo que esta atualização já tem imagens tiradas á mais de 1 ano, é uma pena..
ResponderEliminarVocês é Lisboa e Porto... Algumas zonas deve ser aos 10 anos de atraso :P
ResponderEliminarSe me permitem um comentário aos comentários, de quem anda nestas coisas do Google GEO há algum tempo, sobre:
ResponderEliminar- Imagem de satélite antiga(>3 anos): No Google Maps centrar o mapa na zona que pretendem reportar, usar o link no canto inferior direito:"Comunicar um problema" -> "Imagens de satélite" e serão redireccionados para outro site (Dica: claro que não é obrigatório, mas se escreverem a mensagem em Inglês, ajuda...); [E sim concordo que é preciso comunicar!!!]
- Os dados do mapa de base para Portugal eram, até há poucos dias, da exclusiva responsabilidade da TeleAtlas(empresa fornecedora de conteúdos GEO/GIS para o Mapa de Portugal). Hoje o copyright já é da Google :D
- Para correcções nos marcadores(E/POI) usar editar no próprio ponto/marcador(Marker), para correcções no mapa base(Localidades, divisões administrativas, Ruas/estradas, direcções, etc) poderemos esperar que o Google Map Maker chegue a Portugal para sermos nós mesmo a fazê-lo, ou usar "Comunicar um problema" com os detalhes(Notar que também aqui estarão a explicar o que pretendem alterar, muito provavelmente, a alguém que nunca esteve em Portugal nem fala Português). Cada assunto/problema deverá ser enviado individualmente, criando um report para cada caso ;)
Se alguém precisar de ajuda ou mais detalhes é só mandar mensagem via o meu G+ (ver o meu perfil).
Obrigado e cumprimentos!
JPF
Google Map Maker(GMM) Advocate & Regional Expert Reviewer(RER)
p.s.- Pessoalmente e como tuga confesso que fico satisfeito de sermos dos poucos países a já termos a função "Comunicar um problema" em pt-PT ("Reportar um problema" em pt-BR) e mais concretamente as rotas dos ferries de Troia/Setúbal a funcionar ;)
Embora haja muito por/para fazer(mos)!