2012/07/19

SMS já Superam as Chamadas de Voz


Segundo um estudo realizado no Reino Unido, os SMS já se tornaram na forma mais popular das pessoas comunicarem via telemóvel, superando as chamadas de voz.

Pelo que tenho assistido, até as pessoas "menos jovens" já se renderam à comodidade das mensagens escritas face aos tradicionais telefonemas, podendo com uma simples e curta mensagem dizerem o que têm a dizer (ou... evitarem dizê-lo!) E se tal estiver associado a um tarifário onde tenham SMS "ilimitados", então torna-se ainda mais vantajoso fazê-lo.

Já nos utilizadores mais jovens, nem será necessário falar no quanto os SMS são a sua forma de comunicação predilecta, e que talvez só comece a diminuir à medida que os smartphones se forem popularizando, e o acesso às Apps, Internet, e redes sociais, se começar a tornar ainda mais universal do que já é.

O que é certo é que os telemóveis, smartphones SMS e tudo o resto já nos fazem mudar os hábitos... como por exemplo, já chegamos a um ponto em que passa a ser normal usar o telemóvel enquanto se vê televisão.


Pessoalmente, nunca dei grande uso quer às chamadas quer aos SMS... até ao ponto em que finalmente pude ter um smartphone com acesso à internet (infelizmente, com tráfego de dados bastante limitado - coisa que perdura até hoje; mas que me tenho vingado nos últimos dias com a Cobertura TOP ilimitada - para terem um noção da coisa, em 3 dias já voaram mais de 300MB de dados - e isto com uso de internet normal, sem exagerar a ver vídeos do YouTube ou sequer fazendo streaming de músicas, etc. - que representariam mais de 50% do meu limite mensal de 600MB... em 3 dias!) Mas, de qualquer forma, com um smartphone e internet, tem sido sempre o email a minha forma favorita de comunicação.


Mas... voltando ao assunto... que peso têm os SMS no vosso dia a dia?

3 comentários:

  1. Eu pessoalmente desde sempre escrevi muitos mais SMS do que fiz chamadas, pelo simples facto de que posso estar a ver um filme, tv ou mesmo por nao me apetecer estar na conversa, e ainda assim comunicar-me. Claro que há coisas que são melhores com uma chamada, mas no geral as SMS dão mais liberdade e sempre podemos raciocinar melhor no que queremos dizer. Relativamente ao trafego de internet eu também uso bastante mas 500Mb em highspeed (ilimitado em velocidade EDGE) tem chegado, já que durante o dia estou a trabalhar e só posso usar o telemóvel para SMS/ler mails, e quando chego a casa tenho wifi, dai nao ter grandes dificuldades com o meu limite. O que acho ainda ridículo é os updates das apps/jogos nao ser via incrementacao, mas sim novo download total da app, o que me leva a sacar varias dezenas de Mb por semana só para updates (ainda que o possa fazer por wifi).

    ResponderEliminar
  2. Praticamente zero... sou mobile user desde 1998, mas nunca usei SMS pra comunicar com o meu nucleo duro de amigos... nem gosto muito...

    ResponderEliminar
  3. Sempre fui muito mais fã das SMS. Curiosamente com a mudança para um smartphone comecei a trocar muitas SMS por chamadas porque deixei de as conseguir escrever à mesma velocidade que escrevia em teclado físico (o que me tira vontade de as escrever, por frustração).

    ResponderEliminar