2012/07/16

Smartphones vs Telemóveis


Nos EUA, dois terços das pessoas já se renderam aos encantos dos smartphones (que surgem também acompanhados de coisas não tão encantadoras, como os possíveis bugs, falhas de segurança, e principalmente a autonomia que deixa sempre a desejar.)

Por cá, não faço ideia das percentagens, mas imagino que também a maioria se sinta atraída pela ideia de poder ter o "facebook" e a internet no telemóvel, e por isso inevitavelmente considerar a compra de um iPhone ou Android (nesta caso, com muitas mais opções à escolha, com preços para todos os gostos.)

Mas, a pergunta que vos faço é: conhecem quem ainda prefira determinantemente o telemóvel e não esteja a pensar mudar tão cedo para os "computadores de bolso que também fazem chamadas"?


É que imagino que para quem passe o dia a fazer chamadas... um smartphone possa não ser realmente tão atractivo quanto um "simples telemóvel"... E nessa situação as soluções podem passar pela utilização de uma dupla telemóvel+smartphone... ou até simplesmente um telemóvel acompanhado por um tablet, ou portátil.

Tendo que passar os próximos dias de férias longe das tomadas e das portas USB, vou pôr à prova a autonomia do meu 4S e ver que tal ele se comporta "no mundo lá fora" (mas não me parece difícil imaginar que vou ter que andar a gerir o seu consumo... para que não me arrisque a ficar sem bateria ao final da tarde e/ou no pior momento)... E nesse aspecto, não vou poder deixar de sentir saudades dos tempos dos telemóveis que duravam dias e dias... (Embora também passassem a grande maioria do tempo em standby, e não a: tirar fotografias/gravar vídeos/navegar na internet/ler emails/jogar jogos 3D/passear nas redes sociais/etc.)

1 comentário:

  1. Como sou da geração pré-SMS um teclado de smartphone com as letras todas (ou quase todas) veio mesmo a calhar.

    (Uso iOS+jailbreak c/ tweak ManualCorrect, tal que só tocando na palavra sugerida é que ela é escrita - ao contrário do sistema pré-definido, AutoCorrect, em que o espaço ou pontuação introduzem a palavra sugerida, o que dá asneirada da grossa).

    A geração SMS dos 3-4 clics por tecla, em idade escolar, não me parece muito interessada em smartphones sem teclado de telemóvel (a Nokia percebeu e por isso tem o X 3-02). Engraçado mesmo é quando têm um smartphone só com teclado virtual e instalam um semelhante ao dos telemóveis para escreverem mais depressa.

    ResponderEliminar