2012/08/11

A Bateria do iPhone 5 e as Autonomias Mobile


Era algo em que já tinha pensado: se o próximo iPhone 5 for mesmo mesmo o iPhone esticado como tudo parece indicar, então para além do ecrã maior, teremos também a vantagem adicional deste espaço extra poder ser usado para albergar uma bateria maior.

E, parece que já podemos ver essa bateria de maior capacidade, mas que... não traz nenhuma evolução significativa: a nova bateria - a confirmarem-se estas fotos - passa apenas dos 1430 mAh do iPhone 4S para uns ligeiramente superiores 1440 mAh. Uma evolução semelhante à que se teve do iPhone 4 (1420 mAh) para o 4S, mas que dificilmente será capaz de se fazer sentir num ganho real... e mais deverá servir para que a autonomia se possa manter nos valores dos modelos actuais.

Sinceramente... esperava mais. Pois, ao passar os dias de férias longe da comodidade de uma porta USB sempre à mão para manter o iPhone 4S carregado, rapidamente descobri que afinal a autonomia dele não é tão boa quanto eu esperava. Pelo contrário... com uso intensivo, nem sequer o consigo fazer chegar a metade da tarde, o que é bastante mau! Claro que me refiro a casos em que não estou a fazer qualquer esforço por "esticar a sua autonomia" - e com programas de localização sempre activados, upload de fotos, 3G e Bluetooth sempre activo, etc. etc. Mas... que sentido faz ter tudo isso, se depois não pudermos tirar proveito? - Um exemplo prático: hoje mesmo ao dar um passeio de cerca de 2h30 com o Runkeeper, aceder ao Twitter e ao email algumas vezes, tirar 2 ou 3 fotos com o Instagram... e foi o suficiente para fazer com que a bateria do meu iPhone 4S passasse de 100% para menos de 50% - em menos de 3h.


Penso que em vez de nos tentarem vender "smarpthones" quad-core, com ecrãs HD e coisas que tais... talvez os fabricantes se devessem concentrar em nos oferecer equipamentos que possam ser *utilizados* a sério, no mínimo durante um dia ou dois!

Talvez os fabricantes começassem  a dar mais atenção a isto se, em vez de anunciarem as suas autonomias com base em coisas como ver filmes ou ouvir música, ou falar ao telefone, tivessem que dizer quanto tempo o equipamento se aguentava com utilização a 100% (de CPU, GPU, 3G/WiFi/Bluetooth/etc.)
Neste "pior cenário possível", certamente que daria para por as coisas em perspectiva... se vissemos: "Novo smartphone X-brand! Autonomia para 1h em uso a 100%!"

8 comentários:

  1. Boas... A baterira... É sempre o mesmo problema... Uns dias melhor outros... Nem pensar... ;)) hoje por ex... A carregar a noite toda.. Até as 9h .. Não tenho coragem de me levantar a meio da noite para o desligar da corrente ;) ... Tirei umas 100 fotos... Facebook com fartura... Muita Net... Sempre que não preciso do 3G desligo...não sei se acontece com o outros iPhones 4/4s ... Mas o meu 4s... Neste momento está tão QUENTE que dá para fritar um ovo! ;) tenho 41% de bateria.. E o GPS ainda não não esteve a trabalhar ... Se não já não tinha bateria ;) mas é um brinquedo que gosto muito... ;) abraços

    ResponderEliminar
  2. Levantar a meio da noite para desligar da corrente ? Para quê ? O iOS gere o carregamento, depois de a bateria estar carregada "desliga".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora uma questão, se alguém souber a resposta ao certo.

      Passei a usar o carregador do iPad, de 10 W, para carregar o iPhone (que tem um carregador de 5 W). Carrega muito mais depressa. Da pesquisa que fiz na web pareceu-me que não tinha problema nenhum. Alguém confirma/desconfirma ?

      Eliminar
    2. Não há problema nenhum. Mais chato é o inverso, se o carregador não tiver potência suficiente para carregar a bateria, ou para carregar a bateria *e* manter o aparelho em funcionamento. :)

      Aliás, esse é já um síndroma que afecta vários fabricantes de portáteis (como a Apple), que não recomenda que se usem os portáteis sem a bateria, pois em casos em que o portátil esteja a gastar o máximo, o carregador por si só não consegue fornecer potência suficiente - tendo que ser assistido pela bateria. (É suficiente para ir carregando, com carga de CPU moderada.... mas não a 100% do CPU).

      Eliminar
  3. Por acaso se foi coisa que me surpreendeu pela positiva, foi a bateria do huawei ascend g300... que maravilha... tanto o meu SGS 1, como o SE live with walkman, raramente me passavam de um dia de uso... as vezes para conseguir um dia, era um milagre... e nao e que este telemovel chinoca (ascend g300) me dura 3 dias!!!!! e com o mesmo tipo de uso....

    ResponderEliminar
  4. Então a evolução das baterias do iPhone e iPad 2 e 3:
    - 3G: 1150 mAh
    - 3Gs: 1219 mAh
    - 4: 1420 mAh
    - 4S: 1430 mAh
    - 5,segundo os rumores: 1440 mAh
    - iPad 2: 6944 mAh
    - iPad 3: 11666 mAh

    Sabe-se que dividindo a capacidade da bateria (em MAh), pelo o consumo por hora (em A) se tem aproximadamente o úmero de horas de duração da bateria:
    (X mAh de capacidade da bateria) / (Y A gastos por hora) = (X/Y é o nº de horas de duração da bateria)

    Ou seja, como já toda a gente sabe, a duração da bateria depende da sua capacidade e da intensidade da sua utilização. Quanto ao consumo há factores que não dependem do utilizador (consumo de energia do ecrã, eficiência do processador, etc). Também não depende do utilizador o consumo de energia de certas aplicações - já sei que se usar uma app de navegação numa viagem longa tenho que ter o iPhone ligado com o carregador do carro. Mas há certos consumos de energia que são desnecessários, serviços que devem ser desligados quando não estão a ser utilizados - como localização, 3G, WiFi e Bluetooth. Há outras coisas como o brilho do ecrã. Por que é que a Apple não tem um widget, como o SBSettings do Cydia, para os ligar/desligar de forma fácil e rápida nunca percebi.

    Quanto à capacidade da bateria do iPhone 5, parece-me que se trouxer LTE, que é um grande consumidor de bateria, terá que ser bastante maior.

    Diz-se que será muito fino, por causa da guerra das "finezas" entre os smartphones. Por mim sacrificava de boa vontade uns mm de "fineza" por uma bateria de maior capacidade.

    Agora, também já percebi uma coisa - entre uma bateria que dure um dia ou um dia+1/2 pouca diferença vai, porque quem se esquece de recarregar ao dia também se esquece de recarregar ao dia e meio. Uma que durasse três dias era o ideal (e mesmo assim havia muita gente a dizer "Olha, está descarregado ... uma de iPad é que era bom").

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sem dúvida que os tablets vieram dar-nos um "cheirinho" da autonomia que desejavamos ter nos smartphones. :)

      Eliminar
  5. o que eu noto quando vou de férias é durar pouco porque a rede na zona é muito fraca e causa o "esforço" mais do modem GSM. eu geralmente tenho tudo desligado e ligo quando preciso. dura-me dois dias o iPhone4. na "terrinha" nem um dia...

    ResponderEliminar