2012/08/22

Amazon Glacier oferece Backups Económicos na Cloud


Para além do popular serviço S3, a Amazon tem agora um novo serviço de armazenamento de dados mas que é vocacionado para "arquivos mortos" que não necessitem de acesso imediato... sendo apropriados para backups de dados críticos que não queiram simplesmente ter guardados num disco externo na vossa empresa: o Amazon Glacier.

Para isso a Amazon promete preços bastante atractivos, apenas $0.01 por Gigabyte por mês. O que faz com que 100GB de dados represente um total de $12 dólares por ano (um valor insignificante para uma empresa).

Mas, não comecem já a pensar em usar este tipo de armazenamento para outros fins... É que sempre que quiserem aceder a estes dados, terão que criar uma "requisição", e poderá demorar entre 3 a 5h para que lhes possam aceder. Ainda assim... para quem quiser levar mesmo a sérios os seus backups e confiar na cloud (nem que seja como 3ª ou 4ª ou 5ª camada de segurança - e com os dados encriptados para evitar azares)... fica a sugestão.

3 comentários:

  1. Penso que faltou dizer que o acesso e download dos dados também tem um preço que acho que até é mais significativo que o dito alojamento.

    ResponderEliminar
  2. Não vi bem os pormenores desse site, mas por exemplo, no
    backblaze.com tens backups ilimitados por $5/mês (ou mais barato se pagar ao ano) e acho que podes ter acesso aos dados a qualquer momento.

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante, este Glacier.

    Claro que este é um serviço para arquivo (morto ou vivo :), como disse o Carlos Martins, não para sincronização automática, como é o caso do Backblaze -- que recomendo vivamente --, que apenas faz backup dos ficheiros presentes no PC (e disco externo).

    ResponderEliminar