2012/08/08

Android Duplica Vendas num Ano


Os últimos números sobre o mercado dos smartphones não enganam, e demonstram bem a evolução que o mercado tem assistido, com Android e iOS a dominarem as preferências dos utilizadores. Combinando os seus resultados, Android e iOS detêm 85% do mercado, o que não deixa de ser "incrível" considerando que são plataformas que praticamente nem sequer existiam há 5 anos atrás.

No entanto, não se pode deixar de salientar o enorme volume e evolução que os equipamentos Android têm tido. Enquanto nos iOS se assistiu a um saudável crescimento de 27.5%, para 26 milhões de unidades no 2º trimestre de 2012; nos Android tivemos mais de 104 milhões de unidades despachadas, num aumento superior a 106% relativamente ao ano anterior!

Em pior situação estão a RIM, com os seus Blackberry a recuarem 40% para menos de 7.5 milhões de unidades; e a Nokia, com os seus Symbian em queda livre, passando de 18.3 milhões para menos de metade (6.8 milhões) no espaço de um ano.

Quanto aos Windows Phones, embora ainda se tratem de números quase sem expressão comparativamente aos dois grandes (Android e iOS), assistiu-se igualmente a um crescimento notável, para mais do dobro das unidades (5.4 milhões), que certamente irá aumentar a partir do último trimestre deste ano, com a chegada dos novos Windows Phone "8".

2 comentários:

  1. Comprei um Nokia Symbian na 6ª passada (nokia 701) e estou mais do que satisfeito. Muita fluidez, sistema integrado com musica, GPS, lê imensos formatos de som e vídeo, excelente câmara, óptimo som, um mimo.
    Pena a loja de aplicações OVI cada vez mais fraquinha.

    Nota que tenho 2 androids, um HTC e outro Galaxy S.

    ResponderEliminar
  2. O gráfico, com trimestres consecutivos, dá um sobe e desce de quotas de mercado entre o iOS e o Android. Antes de sair um novo modelo a quota do iOS baixa, quando sai o novo modelo sobe. É mais fácil ver quem é que, consecutivamente, perde quota de mercado.

    http://www.idc.com/getdoc.jsp?containerId=prUS23638712

    Por fabricante, entre os dois trimestre homólogos, claramente o crescimento do Android deve-se à Samsung e, em parte, à ZTE, que ficou muito perto da HTC.

    http://www.bgr.com/2012/08/01/idc-smartphone-shipments-q2-2012-samsung-apple/

    ResponderEliminar