2012/08/06

Mapas Vectoriais do IOS6 vs Google Maps

Todos sabemos que há algumas pessoas que não podem ouvir falar de iOS ou Android sem ficar exaltado e entrar em modos "anti-lógica". E não deixa de ser triste que por vezes na base das suas convições (ou deverei dizer: dogmas?) estejam pressupostos completamente errados, baseados em mitos ou pura desinformação. Informação errada que tanto pode ter origem no mais puro desprezo e desinteresse, ou simplesmente surgir de uma inocente ignorância... pois ninguém tem obrigação de saber tudo, ou de ter acesso aos equipamentos para "ver com os seus olhos".

Isto é algo que afecta utilizadores em ambos os campos: ainda há quem me pergunte como é possível usar-se o iOS, pois como não suporta o Flash, não permitirá ver videos do YouTube (resposta: sempre permitiu, e sem problemas); tal como há utilizadores iOS para quem o Android é um bicho de 7 cabeças que obriga a mexer em terminais com linha de comando, para ser utilizado (resposta: não precisa não).

Mas, mais triste é quando vemos sites conhecidos, mesmo se tendencialmente orientados para um dos lados, louvar os novos mapas vectoriais do iOS6 sobre os tile-maps do Google Maps. Sim, ninguem põe em causa que os mapas vectoriais são mais avançados e eficientes. Aliás, tanto o são que... o Google Maps já os utiliza desde finais de 2010!

Pelo que... torna-se um bocadinho ridículo estar a louvar uma tecnologia, sobre a da "concorrência", quando essa concorrência já tem isso disponível e em funcionamento há cerca de dois anos, e esse "detalhe" não seja referido em lado nenhum no artigo.

... É certo que não estavam disponíveis no iOS, e isso tem sido alvo de críticas desde então... já que a Apple nunca pareceu muito receptiva a permitir updates regulares do Google Maps no iOS - que sempre andou atrás das versões para Android. Mas, com o iOS6 a abandonar de vez os Google Maps e a passar a usar os mapas da Apple e seus parceiros... vai ser interessante ver como irão reagir a uma App independente do Google que ofereça os Google Maps da forma que todos desejam.

3 comentários:

  1. "Pelo que... torna-se um bocadi ridículo"

    4º parágrafo, XD, falhas-te o 'o' XD

    ResponderEliminar
  2. Já agora tb faço uma correção, não é "falhas-te" e sim "falhaste"!
    Assim se escreve em bom português! ;-)

    ResponderEliminar
  3. Já é hábito da Apple pegar em coisas que os outros fazem há algum tempo e atirar para o mercado como algo novo: touchscreens, leitores de mp3, tablets ... A Microsoft sempre foi acusada de copiar a Apple com o Windows, mas ninguém vê a Apple a copiar a Microsoft com os tablets ou a Palm com os telefones com touchscreen, ou a SaeHan/Eiger, a Diamond ou a Creative com os primeiros MP3 players ou o ROKU com o seu hobby: Apple TV.

    Já sei que me vão dizer que a Apple melhorou todos estes conceitos e os "democratizou" (a um preço bem alto para os democratizados), sim é verdade, mas ficar com os louros de inovação, enfim ...

    Vamos lá ver o que vai fazer com a "imitação" do Project Glass do Google, pelo menos as patentes já estão registadas, para depois impedir seja lá quem de for de vender o seu produto não sei onde ...

    ResponderEliminar