2012/08/07

Notícias do Dia

Já temos mais dados sobre o processo que permitiu o acesso à conta do iCloud da Apple por um hacker que despoletou um autêntico pesadelo digital na cloud; revisitamos a primeira página web; passamos por artigos tendenciosos que falam de novas e melhores tecnologias, sem referir que essas melhorias há muito que são usados pelos concorrentes; a HTC prepara-se para surpreender tudo e todos com um maxi-phone de 5" com ecrã Full HD; o IOS6 perde a App do YouTube (mas que permanecerá nos iOS anteriores); temos um Google Doodle Olímpico que nos faz relembrar um velho jogo do ZX Spectrum; já temos datas para a chegada do Jelly Bean para os equipamentos da Samsung; e descobrimos que o Windows 8 Pro "completo" pode afinal ter um preço bastante mais simpático do que se poderia imaginar.


Na "alegre casinha" tentamos evitar que aconteçam tristezas, e abordamos o assunto das fechaduras de alta-segurança; algumas das quais já deixaram de o ser e têm sido alvo de ataques sistemáticos um pouco por todo o país.

E, como sempre: seguem-se as notícias do dia... mas não sem antes vos relembrar que já está a decorrer o passatempo que vos dá a possibilidade de ganharem os livros O'Reilly deste mês.





Telemóveis com Aviso de "Radiação"


Um congressista norte-americano quer fazer passar uma lei que tornará obrigatória a existência de avisos nos telemóveis relativamente às radições electromagnéticas que emitem. Uma medida que seria acompanhada de novos estudos para averiguar se existem ou não efeitos nocivos para a saúde das pessoas - e que vêm acompanhadas da sempre inevitável comparação com o tabaco, que durante décadas também existiu numa "realidade paralela", sem que fosse relacionado com o aumento do risco de cancro.


Apple vs Samsung: até os Icons são Copiados?

Na recorrente novela Apple-vs-Samsung, a Apple passou do aspecto exterior dos equipamentos para os próprios icons usados no sistema. Icons esses que a Apple diz serem copiados dos do iOS.
Alegações que até os fãs do Android parecem ser forçados a admitir e reconhecer... e que seriam facilmente evitados, caso a Samsung optasse simplesmente por usar os icons standard do Android, em vez de os "redesenhar" para o seu TouchWiz.

Será que era mesmo necessário que até no icon da galeria de fotos, terem metido uma flor no background?


Chrome com 33% do Mercado


O Chrome continua na sua rota ascendente, e depois de ter superado o outrora inalcançável Internet Explorer, atinge agora a bonita marca dos 33% do mercado: ou seja, um terço.

Um feito notável, que demonstra que o Chrome já deixou de ser um browser "dos geeks", e que está a ser adoptado em força por todo o tipo de utilizadores - mesmo se, a cada update, me pareça que o Chrome vá ficando "mais pesado" em termos de memória gasta e outros recursos.

No outro dia fui dar com uma tab a gastar mais de 1GB de RAM... e em vez de ser o "suspeito do costume" ( Flash) era afinal... a tab do Gmail.
Desactivar os plugins extra ajudou um pouco... mas mesmo assim é comum e frequente ter tabs a gastar 400/500MB - em páginas comuns que não deveriam gastar tanta memória. Ora... multiplicando estas tabs por 20 ou 30... já estão a ver como rapidamente se podem esgotar todos os gigabytes de RAM disponíveis.



iPhone 5 com Nano-SIM


Uma coisa parece ser certa... a vontade da Apple em fazer avançar o formato nano-SIM não é algo que vá ficar guardada na prateleira por mais um ano. O novo iPhone 5 deverá já dar uso ao novo formato mais reduzido do cartão SIM, segundo as imagens das alegadas peças do futuro iPhone.

Embora faça todo o sentido que assim seja (se não tivessem intenções de o utilizar, para que se dariam ao trabalho?)... não deixo de achar um pouco caricato que - a fazer-se um Nano-SIM, se tenha feito um que, na prática poucos milimetros parece conseguir poupar face ao seu antecessor. Bem sei que nos equipamentos mobile todos os milimetros contam... mas... digam-me lá se não parece um esforço inglório?


Curtas do Dia

2 comentários:

  1. Carlos, o link para as datas do JB para equipamentos Samsung não está correcta.

    ResponderEliminar