2012/08/22

O Abuso das Notificações

É algo que certamente já todos terão sentido, e que infelizmente tem vindo a piorar cada vez mais: o abuso do sistema de notificações que existe no iOS e Android.

Hoje em dia, por tudo e por nada, parece que os developers se esforçam por fazer com que as suas Apps constantemente estejam a notificar os utilizadores, como se estes não tivessem nada de mais importante a fazer no seu dia a dia.

Um síndroma que já faz com que no iOS, quando se acaba de instalar uma App e o sistema nos faz a pergunta inicial se desejamos activar as notificações desta App, a resposta seja quase sempre: não!

Já chegamos ao ponto de assumir que se um jogo nos quer enviar notificações, será certamente para nos azucrinar a cabeça constantemente, para nos tentar fazer regressar ao jogo - e não para um qualquer motivo válido e que seria verdadeiramente útil.

E este fenómeno faz-se sentir olhando para a área de notificações... e se ver que afinal está repleta de coisas sem o mínimo de interesse - ou no mínimo, sendo informações interessantes... mas que não justificam a nossa atenção imediata.

No iOS, podemos gerir as notificações no painel de controlo, dizendo de que forma as queremos ver (ou não), quantas deverão ser visíveis, etc. etc. Um sistema que já acusa demasiada complexidade, mas que permite que um utilizador possa "afinar" as coisas ao seu gosto (embora suspeite que muitas pessoas nem saibam que tal é possível).

De qualquer forma, isto não faz com que uma App apenas possa enviar notificações realmente com interesse, em vez de autêntico "spam" - aí já teremos que visitar os settings da própria App, e ver se há opções que permitam definir que tipo de eventos enviam as notificações... Como acontece no Android.

Ou seja, no Android é até possível imaginar que uma App possa inundar o vosso equipamento com notificações, sem que nada possam fazer quanto a isso (actualização: também é possível desactivar as notificações de forma global para cada App nas definições de cada App, é daquelas opções que está tão à frente dos olhos que nem sequer nunca tinha reparado nela) (se a App não vos der controlo sobre elas) - embora logicamente isso fosse um autêntico suicídio, e garantia de que a App seria desintalada tão rapidamente quanto foi instalada!

Há que reagir e dar feedback a todos estes developers e empresas que usam as notificações de forma abusiva. Reclamem, deixem a vossa crítica e desagrado nas mensagens de "review" das Apps nas respectivas App Store. Senão, teremos que enfrentar uma selva cada vez mais selvagem, onde cada App se esforce por ter notificações mais "chatas" que todas as outras, para tentar atrair a vossa atenção.

6 comentários:

  1. A solução é simples: timeout das notificações. No screenshot que mostras no artigo, todas as notificações são antigas (horas ou mesmo de dias).

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não seria a solução ideal... quem nos garante que uma notificação mais antiga não fosse mais importante que as "dúzias" que surgissem a seguir.

      Por exemplo, por vezes deixo o meu telemóvel secundário por 2 ou 3 dias sem olhar para ele... e quando vou ver, gosto de saber se tive chamadas/sms, mesmo que tenham "dias" de atraso.

      Eliminar
  2. Há um erro no artigo. No Jelly Bean (Android 4.1) é possível desligar as notificações através do Application Info (portanto sem ter que recorrer ao settings da própria aplicação e fazendo um override a estes).

    Exemplo: http://i46.tinypic.com/2urunuv.png

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @Miguel

      Tem sim senhor, corrigido. (E mesmo assim só dei com elas depois de espreitar a tua imagem... pois andava aqui a procurar no Nexus 7 e não dava com isso, mesmo estando "em frente aos olhos"! duh! :)

      Alguém sabe se isto estava igualmente disponível nas versões anteriores ou se é coisa recente?

      Eliminar
    2. É recente. Só foi introduzido no 4.1

      Eliminar
  3. Como utilizador acho as notificações chatas e invasivas. Como desenvolvedor acredito que o usuário deve voltar ao meu jogo porque as impressões anteriores foram boas o suficiente para que ele tenha vontade de fazê-lo sem o apelo das notificações. Como empresário tenho que garantir o retorno do investimento, isso só é possível se o usuário usar continuamente o game e faz da utilização das notificações um recurso extremamente tentador. Que dilema! Existe tanta pressão externa (sociedades, diminuição do risco, etc) que o lado empresário acaba vencendo a guerra contra os outros.

    ResponderEliminar