2012/08/02

Oculus Rift - Óculos de Realidade Virtual no Kickstarter

Parece que vai ser desta! A realidade virtual tal como a imaginamos parece estar prestes a concretizar-se, e será graças ao Kickstarter (com uma "ajudinha" de alguns nomes de peso, como John Carmack). Espreitem estes Oculus Rift - um projecto que já superou amplamente a meta dos $250 mil dólares inicial, e que já está prestes a ultrapassar o milhão de dólares.

O conceito dos óculos de realidade virtual é algo que há décadas popula o nosso imaginário mas que, quando temos possibilidade de experimentar, se torna - quase sempre - numa enorme desilusão. Ecrãs de reduzida resolução, lag na reacção aos movimentos da cabeça, e... talvez o pior de tudo... um campo de visão extremamente reduzido e clasutrofóbico, que mais faz com que se pareça estar a olhar através do "viewfinder" de uma câmera de filmar.

Este Oculus Rift promete resolver tudo isso... e se a sua palavra não bastasse, conta com nomes de peso como John Carmack - criador do Doom - e outros gigantes da indústria, como o pessoal da Valve, Epic, etc. que dizem que realmente, estes óculos não têm nada a ver com a "concorrência" que existe no mercado.


Grande parte desse fascínio será sem dúvida atribuido ao gigantesco campo de visão que estes Oculus Rift oferecem, e que proporcionam uma verdadeira experiência imersiva, tal como se imagina quando se fala de realidade virtual. Mas para além disso, conta com display de alta resolução (1280x800 - dando 640x800 para cada olho em modo 3D), e head tracking com baixa latência, para uma experiência quase "real".

Estes óculos Rift estão disponíveis por $300, com entrega prevista para Dezembro deste ano... e estou altamente tentado a fazer a sua aquisição por via de um Fundo de Gadget com entrega desfasada. :)

Os Oculus Rift incluem o Doom 3 BFG, que se torna assim num demonstração perfeita do que este tipo de periférico permitirá fazer pelos videojogos. Desde FPS a simuladores de vôo, ou até jogos de condução... estão a imaginar as possibilidades? Eu estou! :)

12 comentários:

  1. já ha resultados práticos da kickstarter? isto é, existe algum produto tecnologico que tenha visto a luz do dia? aquele relogio ainda nao esta pronto, entre outros exemplos de adiamentos e assim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguns serão vítima do seu próprio sucesso, como o Pebble, que teve "milhões" de encomendas a mais. Mas a maioria penso que decorrerá sem incidentes.

      Se houvesse casos de falhanços, seriam rapidamente notícia. Para além de que também é do interesse do Kickstarter apenas permite projectos "saudáveis" que sejam mesmo para cumprir - já têm sido cancelados projectos que se vêm a descobrir ser falsos.

      Eliminar
  2. A Epson ja tem um "monitor" parecido...que juntamente com um TrackIR deve fazer o mesmo, ou parecido.

    Mas fica bem mais caro que os $300 destes Rift...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que com um campo visual como o que estes Rift oferecem, só mesmo em óculos *bem* mais caros... A maioria dos modelos comerciais tem campos de visão bem mais reduzidos, que simulam um ecrã colocado a alguns metros à nossa frente - aqui ficamos com uma imagem bem mais alargada.

      Eliminar
  3. Bem, a única opção de compra que existe no Kickstarter é para uma versão SDK a entregar em Dezembro... Portanto estamos a falar de um produto com versão final algures em 2013.

    E para quem esteja entusiasmado, é fazer figas que a Apple não tenha já patenteado ou vá patentear algo que possa interferir... Ou que "dê licença" para outras pessoas poderem fazer outras coisas interessantes. :)

    ResponderEliminar
  4. Pena é o kickstarter não aceitar (ainda) projectos de pessoas residentes em portugal não americanos... por causa da amazon... :(

    ResponderEliminar
  5. quero saber, se ele vai direto no pc, se ele já vem completo como um vidio-game? como funciona?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta versão é concebida especialmente para developers, para que preparem os seus programas e jogos para tirar partido dele. Uma versão destinada ao público deverá ser comercializada lá para 2014.

      Há alguns jogos que já suportam o Rift, como o Team Fortress e o Half-Life, e (em breve) o Hawken. Assim como muitos outros que estão a trabalhar nisso.

      Eliminar
  6. Boas, Este produto já esta a ser comercializado na Europa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não está a ser comercializado para o público, apenas para developers.

      Eliminar
    2. Qual é a diferença entre público e developers?
      Já agora os que vemos a venda no ebay são de confiança?

      Eliminar
    3. A versão pública irá ser bastante melhorada. O modelo actual tem uma resolução ainda baixa para convencer o público (eles já têm protótipos com ecrãs Full HD e OLEDs para tempo de resposta imediato). Ainda se estima que demore mais 1 ou 2 anos até se conseguir produzir uma versão "perfeita".

      Eliminar