2012/08/02

Compras Online Instantâneas


Sim, já sabemos que há quem patenteie o sistema de compras online com um único clique, mas... enquanto as pessoas se vão habituando e convertendo à comodidade das compras online, por norma isso vem também acompanhado pela ansiedade adicional do tempo de espera do transporte, até que a nossa preciosa compra nos chegue mesmo às mãos.

Em vários países, há empresas que já conseguem colocar os produtos na mão dos clientes em 24h ou até menos... mas este Instacart parece querer quebrar todos os recordes, fazendo entregas em menos de 1h!

Não se pense que isto surge por "loucura" de alguém que não sabe o que faz, já que esta empresa foi criada por um engenheiro que foi responsável por criar parte da complexa rede de logística da Amazon (Amazon essa que recentemente admitiu que seria muito difícil conseguir reduzir os tempos das suas "entregas no dia seguinte" para as "entregas no próprio dia").

Claro que estas entregas imediatas têm um custo: $9.99 para as entregas numa hora; $3.99 para a entrega em 3 horas; e estão por agora disponíveis em áreas bastante restritas. Mas... parece-me lógico que este tipo de serviço se possa começar a alargar a cada vez mais áreas e países.

Se há situações em que não nos importamos nada que uma coisa demore dias ou até semanas a chegar... também é fácil imaginar que noutras vezes nem nos importariamos de pagar os tais $10 extra para que aquilo nos chegasse a casa em menos de 1h!


De alguma forma relacionado: Agora só precisamos de um serviço dos correios que esteja adaptado aos horários de trabalho actuais... Faz algum sentido uma pessoa chegar a casa e ter um papel a dizer que temos uma encomenda, e depois ser-se obrigado a faltar ao trabalho para ir lá buscar o pacote? Inadmissível... Depois queixam-se da falta de produtividade dos portugueses, quando para tudo o que queiram (ou por vezes sejam obrigados a) fazer, sejam forçados a roubar horas ao trabalho.

1 comentário:

  1. A Amazon esta a trabalhar para fazer entregas no mesmo dia :o)
    Eles estao neste momento a contratar pessoal para Seattle para trabalhar exactamente nisso! ;o)

    ResponderEliminar