2012/08/08

Os Rostos nos Bots do Twitter

Andam um pouco por todo o lado, nas redes sociais, nos emails de spam, etc. mas hoje vamos focar-nos no Twitter: as contas falsas que diversas empresas vendem para toda e qualquer pessoa que deseje inflaccionar artificialmente a sua legião de seguidores no Twitter.

Contas essas que na maior parte das vezes utilizam imagens de bonitas mulheres e raparigas como foto nos seus perfis, e que inspiraram um repórter a investigar quem seriam essas pessoas reais por trás dessas fotos.

Um processo trabalho e quase inglório... pois bem sabemos que a "liberdade" da Internet permite abusos fáceis e praticamente ilimitados, estando ao alcance de qualquer pessoa criar uma conta falsa (ou dez, ou cem, ou mil!) em qualquer serviço online, e usar em sua representação um qualquer rosto bonito que encontre em qualquer recanto da internet.


Para a empresa em questão - que vende 1000 seguidores por apenas $17, ou 5000 por $77, e que é usado por contas de gente "famosa" que se poderia crer que não necessariam deste tipo de artifícios para angariar seguidores - estes seguidores não são "bots", mas sim gente real, que vai fazendo login uma vez por mês, para permanecerem activos. Seja como for... não me parece que seja o tipo de audiência "real" que qualquer pessoa no twitter deseje... a não ser para servir de chamariz para novos seguidores que pensem: "Se já tem tantos milhares de seguidores, é porque vale a pena!"


Fica o aviso... pois, com cara bonita - ou não tão bonita - ninguém está livre de se poder vir a tornar num rosto de uma conta "automática" numa qualquer rede social, usada apenas para adicionar números às contas dos clientes pagadores em busca de reputação digital.

1 comentário:

  1. Cá pelo Burgo, são bem mais simples e dividem-se em dois grandes grupos, assessores com ligações politicas, ou agências de comunicação contratadas para o efeito.
    É deveras estranho ver no meio de 50 insultos ao primeiro ministro no facebook, uma dúzia de comentários de perfis que não têm onde cair mortos, da mais pura graxa, vazios de conteúdo.

    ResponderEliminar