2012/09/05

Câmara Térmica de Baixo Custo "Faça-Você-Mesmo"


Parece que vai ser desta que todos poderemos ter uma câmara térmica em nossas casas. Quem é que não sonhou com a possibilidade de usar uma câmara térmica para ver se tem alguma fuga térmica em suas casas; um frincha junto de uma janela, ou uma rachela invisível num canto do tecto.

Infelizmente, as câmaras térmicas continuam a ser equipamentos muitíssimo dispendiosos que as mantêm longe das mãos do público (apontem para coisas a começar nos 2000€... e sem tecto máximo). Pelo que a alternativa tem sido utilizar simples termómetros que exibem a temperatura de um único ponto. Uma alternativa que - convenhamos - nada tem a ver com o que se pretendia ter.

Mas agora surgiu no Instructable um projecto que nos faz renascer a esperança: um projecto que promete criar câmara térmica recorrendo a um smartphone e a $150 dólares de material.

A imagem térmica é de baixa resolução (16x4 = 64 zonas térmicas) e é sobreposta sobre a imagem real captada pelo smartphone, sendo que o seu criador prometeu disponibilizar o projecto como open-source, para que todos o possam utilizar.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)