2012/09/05

Streaming dos Hugo Awards Suspenso devido a Copyright


Quem se mete na aventura de criar vídeos para colocar na internet certamente já se deparou com a constante ameaça que paira sobre a sua cabeça: usar uma música conhecida - nem pensar, dá logo direito a receber um aviso ou take down notice; usar clips de filmes ou séries - cuidado; sujeitam-se ao mesmo.

Ontem, assistiu-se a uma cena caricata que mostra o quanto esta "caça às bruxas" está completamente fora de controlo: quem assistia à cerimónia de entrega dos Hugo Awards (os "óscares" da ficção científica) através da emissão oficial em streaming no Ustream... a certa altura deparou-se com a imagem que vemos ali em cima. A emissão foi banida por infringir os direitos de autor!

Embora - obviamente - a organização tivesse todas licenças e autorizações para proceder à emissão do evento, os sistemas automáticos de controlo dos copyright não tiverem complacência assim que alguns clips do Doctor Who começaram a ser exibidos como "pano de fundo" para o prémio ganho por Neil Gaiman, suspendendo a emissão da Worldcon através da qual se estava a fazer a emissão.


É para aí que estamos a andar... para um futuro onde a nossa TV, computador, smartphone e tablets, se possam recusar a exibir seja o que for, se alguns certos serviços acharem por bem que estamos a ver conteúdos indevidos... ou - algo que provavelmente mais lhes agradaria - automaticamente debitar aos espectadores mais uns euros por esse privilégio de poder (re)ver alguns segundos de um clip de um qualquer programa que - tornando tudo isto ainda mais ridículo - seriam perfeitamente passíveis de ser usados mesmo sem qualquer tipo de autorização especial, ao abrigo do "fair use".

2 comentários:

  1. Ontem assistiu-se a 2 situações caricatas a acima e a da conferência democrática que foi interrompida no youtube

    ResponderEliminar
  2. Estamos a andar para aí e para a cada vez maior utilização de streams piratas (muitas vezes com melhor desempenho).

    ResponderEliminar