Hoje em dia já é praticamente impossível viver-se sem "rede" por toda a casa, e isso é algo que é confirmado pela infraestrtura que é exigida para todas as novas habitações. No entanto, nas casas mais antigas, é frequente dar-se o caso de necessitarmos fazer com que a rede informática chegue a locais onde não esteja disponível uma ficha de rede ethernet.
Mesmo se por vezes isso pode ser solucionado com alguma facilidade recorrendo ao WiFi, há situações em que tal não é possível ou aconselhável, e por isso há que procurar alternativas como a tecnologia powerline, que permite utilizar a rede eléctrica para servir como canal de comunicação para uma rede informática.
Este dLAN 200 AVduo da Devolo tem a particularidade de ter um interface duplo ethernet que permite a ligação simultânea de dois equipamentos de rede sem necessidade de um switch adicional. Ideal para quem queira usar um PC e uma impressora de rede, ou NAS, por exemplo - ou ainda a utilização de um PC e de uma consola de jogos ou SmartTV. Um factor que ajuda a compensar a ausência da tomada eléctrica "pass-through" que tornaria esse módulo ainda mais versátil (assim obrigará à utilização de uma tomada dupla/tripla em muitos casos).
A comunicação utiliza encriptação de dados 128-bits AES para evitar "escutas" indevidas, e permite atingir velocidades de até 200Mbps, mais que suficiente até para fazer streaming de conteúdos FullHD. De utilização simplificada, para utilizarem estes dLAN não há necessidade de instalação de drivers especiais - o que também os torna apropriados para todo o tipo de equipamentos, independentemente do seu sistema operativo.
Tratando-se de equipamentos que estão sempre ligados à corrente, os seus consumos são também um factor a ter em conta, e também aí estes módulos têm em consideração a máxima eficiência e poupança. Gastando cerca de 2W em funcionamento, o consumo é reduzido para apenas 0.5W sempre que não exista tráfego de dados.
Mais uma sugestão/hipótese , para o fundo de gadjets .
ResponderEliminarÉ pena que as velocidades anunciadas, nem sempre são "realísticas" .
São velocidades que dependem sempre da infraestrutura eléctrica e dos equipamentos que lá estiverem a fazer interferências - mas, estamos a preparar post sobre isso, com velocidades em casos reais. :)
Eliminar