2012/09/12

Tablets Windows irão Aniquilar os Tablets Android?


A Microsoft tem-se atrasado bastante no segmento mobile face ao iOS da Apple e o Android do Google, mas enquanto o iPad continua a usufruir de uma liderança inabalável - em parte por ter chegado primeiro ao mercado (lembram-se quando no dia de lançamento ainda havia quem duvidava das hipóteses de sucesso deste "iPod gigante"?) - nos Androids a coisa tem estado muito atrasada. Tão atrasada que o maior sucesso veio a ser o Kindle Fire, e que "obrigou" a que o próprio Google tivesse que intervir e trazer para o mercado o Nexus 7 - que é excelente, mas que fica agora dependente da disponibilização de Apps com qualidade à altura do que se prentende.


Mas há quem diga que o mercado dos tablets Android ficará em sério risco com a chegada dos tablets Windows nos próximos meses. Isto, resumidamente, porque se acredita que grande parte da população irá preferir um tablet com um sistema operativo com o qual está mais habituado (e quanto a isso nada pode bater o Windows).


No entanto, não se será assim: é que por muito que a MS queira manter a continuidade, o Windows 8 dá o maior salto de sempre em termos de diferenças visuais (para o tal ex-Metro/Windows 8 look). Daí que, não sei até que ponto é que, quando confrontados com um tablet Windows RT, muitos não se sintam num ambiente tão estranho quanto se tivesse a olhar para um iPad ou Tablet Android pela primeira vez.

Claro que temos que considerar que entretanto o Windows 8 também se começará a "infiltrar" pelos computadores, e a ajudar ao processo de familiarização mas... será que isso acontecerá a tempo de garantir que os tablets Windows conseguem posição dominante? E a tudo isto ainda há que somar o importante factor preço. A MS prometeu preços concorrenciais para os seus Surface... mas até que cheguem às lojas, ninguém saberá exactamente quais os valores que eles consideram concorrenciais.


Quais são as vossas expectativas para os tablets e transformáveis Windows? Serão uma séria ameaça aos tablets Android, e talvez até ao iPad da Apple (a seu tempo) - ou pelo contrário, será a Microsoft que deverá ter receio do crescimento explosivo dos Android nos smartphones, e a inevitabilidade de também o vir a fazer nos tablets?

11 comentários:

  1. Nos próximos temos vamos ver uma disputa engraçada.
    Acredito que vão vender-se bastantes tablets em formato grande (tipo 20'')+/- (ou mesas/monitores tacteies, não sei como se chama isso) e transformáveis Intel.
    Os utilizadores mais experientes vão usá-los com windows 8 pro e android ICS para Intel(penso que será possível o dual boot). Não sei se sairão transformáveis Intel com android de origem ou mesmo tablets.
    Nesta arquitectura a Microsoft tem mais maturidade que o Google, de qualquer forma, para o utilizador tirar partido da interface touch, o software tem que ser redesenhado e nessa parte o Google já leva algum avanço.

    Isto para dizer que tudo está em aberto para o futuro, eu sei que é vago.
    Mas não só está em causa o S.O. como a arquitectura Intel/ARM.

    A nível de industria num âmbito geral não acredito muito no IOS, por causa do preço, por ser uma plataforma fechada e que evita padrões embora para consumidor final, enquanto a industrial não ficar definida esta deverá ser a plataforma de eleição a nível de tablets.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o Carlos, no sentido de que o novo look "Windows 8" vai funcionar à partida como uma espécie de travão, e pesar mais na decisão Windows ou Android. Pelo menos, nesta primeira fase.

    Já nos 6 a 8 meses seguintes, e à medida que novos PC's forem sendo vendidos com Windows 8 e/ou muitos utilizadores fizerem upgrade, esse travão vai gradualmente deixar de existir. E aí sim, ou a Google/Android apresentam novos e válidos argumentos ou o share de mercado vai aumentar para o lado da MS.

    ResponderEliminar
  3. O Windows 8 em tablets vai ter pouco futuro a meu ver, devido a

    - bateria menor, o Windows 8 vai gastar mais bateria do que o Android, embora isso ainda não seja certo para a versão rtm certamente será para aversão completa. E penso que será verdade na rtm também porque é um Sistema novo e ainda não teve tempo de se melhorar nesse aspecto tal como o Android.

    - interface, além de ser diferente esta interface nova, metro ou modern, é muito diferente e é muito limitativa. Experimentem ver as apps que estão habituados no ios e android no novo metro e vejam como é limitativo.. A meu ver é ter um poder enorme no smartphone para depois ter uma interface que limita em muito o que se pode fazer nele.

    - preço...Vai ser mais caro, nem que Seja porque se paga pelo sistema ao contrário do Android e também do ios

    ResponderEliminar
  4. A meu ver não são os tablets android que vão perder para o Windows rtm mas sim os laptops e ultra books que vão perder mercado para os tablets windows 8 pro. Especialmente os convertíveis.

    ResponderEliminar
  5. Na minha opinião acho que temos de ver a questao por segmentos. Ninguém vai comprar um tablet com Windows 8 PRO para subsituirum iPad ou um Android, mas sim um ultrabook, como o JMS74 disse. Agora, dentro desses vai depender do utilizador. Um estudante pode trocar o portátil por isso, mas alguem que use para trabalho pode nao ter as características num tablet que precisa e tem num ultrabook.

    Acho que os tablets Win8 nao vao tirar grande quota de mercado, pois o Interface Win8 - deixaram de usar o nome Metro por questoes legais - e bonito mas falha ao nivel da usabilidade. No Windows Phone 7 era assim...

    Depois temos de considerar a integração. Quem usa iOS pode usar Apple ou Windows, assim como quem usa Android. Sera que quem vai usar tablets Win8 vai poder usar outros SOs? Sim, porque os tablets sao vistos como dispositivo de computacao secundarios.

    Na minha opiniao, a ter sucesso, sera algo tipo Asus Transformer com dual boot - Em tablet Android e em PC Windows 8. Isto para a maioria das pessoas pois os nichos vao sempre existir.

    ResponderEliminar
  6. A Google nunca apostou sériamente na versão tablet de Android. Foi mais pressionada pelos OEMs para estes terem forma de competir com o iPad em tempo útil.

    Mas acho que o Windows 8 RT vai matar o Android em tablets se a Google não apostar sériamente em acrescentar funcionalidades mais PC-like no Android (um file manager mais completo, melhor multitasking, apps dedicadas na Play Store...).
    Mas é ver o que vão fazer no futuro. Afinal de contas adquiriram o QuickOffice, a Sparrow e uma companhia de anti-virus. Isso a mim parece-me indicar que vão tentar criar um ecosistema alternativo ao Windows com uma Office suite que consiga competir com o Microsoft Office e com segurança suficiente. Agora convinha que chegasse pelo menos até 3 meses depois do Windows 8 ser comercializado.

    ResponderEliminar
  7. Não concordo Em nada.
    A Google não tem nada que tentar meter mais funções de PC no sistema operativo do Android. Os tablets formam feitos para especialmente consumir informação e não a sua produção e supervisão como um PC foi concebido.
    Caso a Google tente fazer com ue o Android seja mais PC like isso será o princípio do fim do Android, os arms simplesmente não têm poder de processamento suficiente para competir com os PC's.
    Caso pretenda usar o tablet dessa forma compre um novo tablet pro windows 8 ou um uktrabook.
    A meu ver touchscreen e uso normal de PC não combina bem e se por acaso estes novos tabs win 8 pro peguem será por comodidade, mas tenho quase a certeza que quem os comprar terá 2 modos de os usar, fechados como tabs a usar o touch para consumir informação e depois quando querem o modo de PC mudam para o teclado e de interface.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho muito redutor querer limitar os tablets e afins meramente a "consumidores" e não encarar as muitas ventagens que podem igualmente oferecer na parte da produção de conteúdos.

      Há inúmeras áreas que se prestam a estes equipamentos, produção multimédia (vídeos, imagens, musica, etc) - e que inevitavelmente se tornarão cada vez mais "produtivas" à medida que a potência do hardware dos ditos tablets vá aumentando. Não me parece difícil imaginar que daqui por uma década, todos esse tipo de coisas que se diz que agora é apropriada para os PCs, esteja a ser feita em tablets, com novos interfaces que os tornam até mais produtivos.

      Eliminar
    2. Os SoCs ARM estão a evoluir de tal maneira que já com a próxima arquitectura A15 vão ser competitivos com CPUs x86, e em termos gráficos estão a aproximar-se rápidamente do que é feito no mundo x86.

      Não só isso, mas Android também já é usado em produtos tipo notebook. O que o Android necessita para funcionar num PC é um UI adaptado a esse paradigma e software que potencialize esse uso. Básicamente uma taskbar ou dock que facilite o multi-tasking, multi-user accounts (que está a caminho), uma Office suite e um file browser mais eficiente.

      Na sua base o Android já serve para um OS normal e

      Eliminar
  8. Quem quiser ter acesso a um ambiente Windows faça como eu, monte um servidor em casa à base de uma board de low power usage como as que trazem os Intel atom duplo core..
    Instalem lá o vnc server enterprise e instalem o vnc client no android.
    Dessa forma tem acesso ao ambiente windows no tablet e o servidor da para muitas outras coisas:
    - fazer downloads
    - fazer streaming de música ou vídeo para todos os vossos gadgets em casa e fora de casa
    - tanta coisa..

    E por 90 euros faz-se isso.. Ou um PC usado..

    ResponderEliminar
  9. E depois tem outra coisa, onde estão as apps para o modern? ;-) so se andarem escondidas

    ResponderEliminar