2012/09/22

Find my Friends com Notificações [iOS6]


A funcionalidade Find My Friends surgiu com o iOS 5, mas estavam prometidas melhorias para o iOS6. Este sistema poderá ser equiparado ao Google Latitude, na medida em que permite ver por onde andam os vossos amigos - desde que eles tenham dado autorização para isso, obviamente. Ao contrário do Google, onde esta autorização é automaticamente recíproca, no Find My Friends é necessário pedir autorização nos dois sentidos: ou seja, se eu autorizar que alguém me "siga"... não fico automaticamente com acesso à sua posição.

No iOS6 o Find My Friends ganha alguns melhoramentos. Se dantes já existia a opção de criar eventos temporários (ideal para deixarem a vossa localização visível quando combinaram um encontro em algum lado, e que amanhã volta a estar privado), agora temos a possibilidade de marcar alguns dos nossos amigos como favoritos, fazendo com que apareçam sempre no topo da lista de amigos (ideal para quem tiver uma lista bastante preenchida, e onde os seus amigos preferenciais estivessem sempre "no fim").

Mais interessante ainda - e como se a possibilidade de ver por onde andam os nossos amigos não fosse já "big brother" que chegue - agora podemos criar notificações que nos alertam quando os nossos amigos chegam ou saem de algum local.

Por exemplo, se combinaram encontrar-se com alguém em qualquer lado, poderão receber um aviso quando ele lá estiver a chegar - ou até quando ele estiver a sair de casa, para vos dar tempo para lá chegarem "ao mesmo tempo".

Funcionalidades um pouco assustadoras, de um ponto de vista da privacidade (e funções de sonho para "stalkers"), mas relembro que a ideia é precisamente só as utilizarem com os vossos verdadeiros "amigos"! :)

1 comentário:

  1. Uso bastante e acho super pratico, porque só uso com a familia. Ocasionalmente com amigos, porque é possível indicar na autorização uma data e hora em que a mesma expira. A única coisa frustrante é que raramente consigo convencer os outros a usar, porque ficam tão assustados que preferem não experimentar. É pena, porque depois apanham grandes secas e mesmo quando andam perdidos percebem que poderiam ter evitado essa chatice.

    ResponderEliminar