2012/09/05

Goophone Patenteia Design do iPhone "5" na China?


Estamos perante um caso caricato, que certamente irá atrair (ainda) mais atenção para a questão das patentes e dos seus potenciais abusos. Um fabricante chinês criou um smartphone Android que tem semelhança mais que evidente com as imagens que têm vindo a público de como será o futuro iPhone "5" da Apple: o Goophone. Um design que este fabricante terá patenteado na China e que, a ser verdade... poderá revelar-se uma nova dor de cabeça para a Apple neste país.

Tal como a Proview processou a Apple pelo uso do nome iPad neste território (e ganhou alguns milhões... mas que parecem ter ido quase na íntegra para pagar aos advogados), também este Goophone poderá estar à espera de amealhar uns milhões fáceis, à custa de um qualquer acordo com a Apple, para arrumar o assunto sem mais demoras. Aposta segura ou arriscada... isso é o que vamos ver.

Seja como for, será caricato assistir-se a este tipo de situações, onde as empresas norte-americanas que pensam que as suas vontades e leis se aplicam a todo o mundo, tenham que lidar com países que... pensam de forma diferente.

12 comentários:

  1. A ser verdade, eram um abre olhos para a apple e outras que tal...

    ResponderEliminar
  2. É verdade que a Apple necessita de uma boa lição, mas se este tipo de estratégia se torna uma tradição apenas irá fazer com que o consumidor final pague os produtos mais caros.
    Além disso estamos a falar dos reis das imitações - RPC!

    ResponderEliminar
  3. vai ser bonito... vai, vai :D

    ResponderEliminar
  4. Mas alguém acredita que a Apple não tenha já patenteado o design do iPhone 5? Desse e de várias "versões" que nem a luz do dia irão ver. A meu ver até deve ter sido muito antes do SJ ter falecido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás bem enganado, Na china os americanos não mandam

      Eliminar
  5. Pensem lá.
    1º - Estamos a falar do design de um produto.
    2º - Antes de o produto ser lançado o design nunca pode ser patenteado ao detalhe. Perdia-se o efeito do lançamento, porque toda a gente já o conhecia.
    3º - Há milhentas formas de esse design ser conhecido ao detalhe antes do lançamento, desde exemplares de teste "perdidos em bares" até ao furto de uma carcaça na empresa que as produz.

    Agora, alguém tem acesso a esse material, ou simplesmente aposta no mockup que tenha sido criado por alguém e acerta. Patenteia isso e a Apple (ou outro qualquer) fica tramado.

    Isto não faz sentido nenhum nem é assim que funciona. Desde que a Apple consiga mostrar que já estava a trabalhar anteriormente num produto com esse design e apresente o protótipo isso chega, não tem problema nenhum com patentes de design.

    Ah, mas é a China ... tem leis próprias. Pode ser, mas ninguém ocupa um lugar como o da China no comércio mundial com leis comerciais absurdas. Quase de certeza na China é igual ao resto do mundo.

    ResponderEliminar
  6. É tão ridículo como andarem em tribunais pela forma de embalar produtos...

    ResponderEliminar
  7. O aue eu sei e que a Apple com mais uns milhoes ou menos vai continuar la em cima...

    ResponderEliminar
  8. Anónimo6/9/12 01:37

    A ser verdade, fica provado que vale mesmo tudo no Império Chinês. E a culpa é das próprias marcas, que deram este poder aos chineses, nascendo fábricas em dias, copiando e roubando tudo.

    ResponderEliminar
  9. Quando eu hoje li no DN que havia uma guerra entre duas marcas por causa da cor da sola de sapatos de senhora... portanto!!! Foram para tribunal e o acordo foi, uma das marcas pode fazer sapatos todos vermelhos e a outra pode fazer sapatos de qualquer cor com a sola vermelha. Ridículo. Agora outra marca não pode escolher a cor à vontade?!?!

    ResponderEliminar
  10. kkkkkkkkkkk é ilario essa briga.
    o mundo tem espaço de sobra, basta produzir e bem feito.
    Apple briga por causa de copias desde o AppleII.
    Alguem me convença que eles são realmente autores 100% de todas ideias já fabricadas por eles.
    Ai meu São Steve Jobsssss, daime paciencia.

    ResponderEliminar