2012/09/18

Nexus 7 fica Lento com Pouco Espaço Livre?


Parece que os possuidores de Nexus 7 de 16GB estão a descobrir um indesejável efeito secundário quando começam a ficar com pouco espaço livre. Há relatos que o desempenho de alguns Nexus 7 degrada-se bastante quando ficam com menos de 3GB de espaço livre.

Curiosamente, este é um problema que parece estar a afectar apenas os modelos de 16GB e não os de 8GB (já tinhamos visto que havia diferenças de velocidade entre ambos os modelos). De qualquer forma, sendo o Nexus 7 um equipamento que impressiona pela fluidez com que o seu Android 4.1 "desliza" pelo ecrã, será bastante desapontador para os utilizadores verem essa fluidez desvanecer-se quando o espaço livre escasseia.

Está mais que visto que, tal como os PCs evoluiram até ponto de também os restantes periféricos e elementos serem obrigados a evoluir para que os CPUs não passassem a maior parte do tempo "à espera" (veja-se a diferença que faz um SSD face a um disco normal), também nos mobile nos aproximamos do ponto em que, mais que ter um CPU dual ou quad-core, os fabricantes deverão preocupar-se com as velocidades de leitura e escrita da sua memória flash, e do seu desempenho em situações "complicadas", como quando se fica com pouco espaço livre.

Esperemos que este problema seja algo que o Google/Asus consigam resolver com uma actualização... para dar mais algum descanso aos utilizadores e não os obrigar a manter 3GB sempre desocupados para não se arriscarem a ter atrasos.

4 comentários:

  1. eu que estava todo entusiasmado para comprar um...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vou comprar um mesmo assim. A queda de performance quando ocorre é acentuada, cerca de 50%, mas duvido que não seja resolvido.

      Eliminar
  2. Eu tambem noto uma ma performance no meu ipad 2 quando estou com pouco espaco.
    Ainda esta semana ele estava estupidamente lento e apagando todos os mp3 que tinha ficou melhor.

    ResponderEliminar
  3. Tenho um de 16gb comprado numa loja fisica na Alemanha, e está me acontecer isso... :(
    a queda no write é para um décimo! nota-se e bem no chrome, por exemplo...

    Já agora, o link para o assunto está errado/repetido...
    E por isso passo aqui o do forúm oficial do android onde já alguém da google apareceu e pediu tablets para teste...
    http://code.google.com/p/android/issues/detail?id=37258

    ResponderEliminar