2012/09/05

Novos Nokia Lumia 920 e 820 Windows Phone 8

A Nokia já apresentou a sua nova gama de smartphons Lumia, agora com o novo Windows Phone 8. Uma nova geração que era urgentemente necessária, para substituir os actuais Lumia que ficarão "presos" na versão anterior do Windows Phone.


O Nokia Lumia 920 passa a ser  o novo smartphone topo de gama da Nokia, e que tal como já tinhamos noticiado antes, dá uso ao nome "PureView", mas sem que isso signifique que tenha o sensor de 41MP do Nokia 808. A Nokia diz que o PureView é uma designação que não se prende a um único tipo de sensor mas sim a um conjunto de características que garante a melhor qualidade de imagem. Para a câmara de 8.7MP deste Lumia 920 a Nokia promete qualidade superior à concorrência em situações de baixa luminosidade (conta com estabilização óptica, para além da digital).



A nível das restantes características, temos um CPU dual-core Snapdragon S4 a 1.5Ghz, LCD de 4.5" (Nokia PureMotion HD+ WXGA IPS, Super Sensitive touch, Nokia ClearBlack com modo de alto brilho e melhoria de visualização ao sol... ufa!), 1GB de RAM, NFC, câmara frontal de 1.2MP (vídeo HD720p), e 32GB de memória + 7GB de armazenamento gratuito no SkyDrive.


Outra novidade é a aplicação Nokia City Lens (vem pré-instalada) e que permite ver informações sobre o mundo real em realidade aumentada: "basta apontar a câmara do equipamento para uma rua, para que apareça no ecrã, sob a imagem que estamos a ver, informação sobre os restaurantes, hotéis, lojas e outros pontos de referência que existem nessa área".

E para rematar, o Lumia 920 vem equipado com a maior bateria de sempre da Nokia (2000mAh) e que - tal como também já tinha sido antecipado - integra a tecnologia de carregamento sem fios.


Embora tivessem havido alguns "soluços" na demonstração, a ideia é que bastará pousar o Lumia num sistema como o "JBL Power Up", para que a música passe automaticamente a ser reproduzida pela sua coluna, ao mesmo tempo que o Lumia começa a recarregar... sem qualquer tipo de cabos ou fichas.




Para além do 920, temos também um novo equipamento de gama média: o Nokia Lumia 820. Equipado com o mesmo CPU dual-core do 920, o ecrã passa a ser um OLED de 4.3" ClearBlack WVGA (800x480) também com modo de alto brilho e melhoria de visualização ao sol, câmara de 8MP, câmara frontal VGA, 1GB de RAM, 8GB de Flash (mais 7GB de armazenamento gratuito no SkyDrive) e... slot microSD. A bateria é de 1650mAh e conta igualmente com carregamento sem fios.




A nível do carregamento sem fios, a Nokia anunciou parcerias com várias marcas e entidades e acessórios de carregamento sem fios como a "Fatboy rechargeable pillow" e o "JBL PowerUP Wireless Charging Speaker". E para nos dar um "cheirinho" do futuro, a Nokia fez um acordo com a Virgin Atlantic para colocar carregadores sem fios nas mesas dos cafés London Heathrow Clubhouse lounge e na cadeia de cafés Coffee Bean & Tea Leaf.

No futuro... poderemos carregar os nossos gadgets em qualquer mesa? Esperemos bem que sim...


O Nokia Lumia 920 estará disponível em amarelo, vermelho, cinzento, preto e branco, e o Nokia Lumia 820 poderá ser encontrado em vermelho, amarelo, azul, roxo, branco e preto. Ambos os equipamentos estarão disponíveis na variante LTE e na variante HSPA+. Sendo que agora só falta saber quando chegarão a Portugal... e a que preço!

2 comentários:

  1. O sistema de carregamento electrico sem fios é uma cópia do sistema da Palm que já existe há anos! E convenientemente anunciado como uma novidade...

    ResponderEliminar
  2. Devia era ter feito o lançamento, o que implicava dar informação fundamental:

    - data da disponibilização
    - preço
    - operadores onde vai estar disponível (nos EUA é assim)
    - aceitação de pré-reservas.

    Assim é que se vende.

    Há quem diga que a Nokia sabe isso, mas estava pressionada pelo 12 de Setembro:

    http://www.valuewalk.com/2012/09/apple-inc-aapl-upcoming-announcement-to-overshadow-nokia-motorola/

    ResponderEliminar