2012/09/20

O Controlo de Tráfego pelos Operadores


O tráfego de dados... aquela maravilhosa coisa que em nossas casas podemos usar de forma (quase) ilimitada, mas que nos equipamentos mobile ainda surgem algemados a limites de dados por vezes ridículos para os tempos que correm.

Para piorar a situação, temos o caso de que este controlo do tráfego de dados é uma arte algo obscura que raramente consegue ser explicada. Não importa o que diga o vosso smartphone, ou app de controlo de tráfego que utilizem, é praticamente impossível que esses números batam certo com os que vos são apresentados pelo operador de telecomunicações ao final do mês.

Mas, um estudo feito por investigadores da UCLA veio revelar algumas das coisas que ajudam a explicar este fenómeno: pois demonstraram que os operadores estão a contabilizar (e cobrar) tráfego de dados que nunca chegam ao cliente!

É que os operadores contabilizam o tráfego à saida dos seus servidores, independentemente desses dados chegarem ou não ao utilizador. Mesmo nos casos em que esses dados são perdidos, continuam a ser contabilizados. Em situações normais, como ver um vídeo do YouTube a bordo de um comboio, esse tráfego extra pode resultar num acréscimo de 7.2% face aos dados realmente utilizados; e em casos extremos, o volume de dados a mais pode chegar aos 450MB(!).

Os mesmos investigadores também mostraram métodos que permitem "fugir" a esta contabilização de dados, usando comunicação de dados pela porta usada para os pedidos de DNS, que muitos operadores deixam "sem controlo", e que assim possibilitava tráfego mobile praticamente ilimitado.


Longe de mim estar a promover métodos ilegais ou abusivos para aceder à internet... mas que já era altura de algum dos nossos operadores ter coragem de se chegar à frente com um tarifário ao estilo do Free em França, lá isso era!


[CW via The Verge]

3 comentários:

  1. Felizmente aqui (Vodafone PT), o tráfego contabilizado pelo ICS (Samsung Galaxy S) é igual ao da Vodafone. Só quando recebo MMS, o tráfego do ICS é superior ao contabilizado pela Vodafone!

    ResponderEliminar
  2. Estive a ver a ultima parte do documento e é deveras interessante...teoricamente... agora na pratica... será q é dificil de implementar?? Alguem tem uma ideia??

    ResponderEliminar
  3. É impressão minha ou desde o "upgrade" de 100MB mensais para 150MB o upload agora também faz parte destas contas?

    ResponderEliminar