2012/09/19

RAM e Flash Mobile com velocidades "de PC"

Ainda ontem relembramos algumas memórias da "pré-história" do tempo da ida à Lua, e eis que hoje vos trago algumas das novidades que a Samsung está a preparar para breve, e que nos permitirão ter equipamentos mobile cada vez mais rápidos e com mais espaço de armazenamento de dados.



Para a RAM dinâmica, a Samsung começou a produzir as memórias de 2GB LPDDR3 (low power double-data-rate 3) usando tecnologia de 30nm, e que aproximará a velocidade e largura de banda da memória nos mobiles para níveis próximos dos que temos nos PC. Estes chips permitem velocidades 50% superiores aos dos LPDDR2, atingindo os 1600Mbps, e que serão bem necessários agora que os tablets começam a ter ecrãs com resolução FullHD e até superiores. (Os equipamentos mais populares actuais ainda usam apenas as LPDDR2 - iPad, iPhone 5, Galaxy S III - sendo que ainda menos usam os 2GB de memória que estes chips agora possibilitam; embora haja variantes do SGS3 com 2GB, assim como o recém lançado LG Optimus G).



E como nem só de memória RAM vive um equipamento, a Samsung também não se esquece da memória flash, com um módulos de memória Flash de 128GB eMMC Pro, que passaram agora à produção em massa. Fabricados em 20nm, estes módulos podem atingir velocidades de 140MB/s em leitura e 50MB/s em escrita - que são igualmente bem necessários para evitar "atrasos" no funcionamento dos equipamentos mobiles com CPUs cada vez mais velozes. Para comparação, são velocidades cerca de cinco vezes mais rápidas que os microSD class 10!

E de evolução em evolução, esperemos que não demore muito até que se tenha um smartphone/tablet completamente ausente de pausas e hesitações, que reaja instantaneamente a tudo o que fazemos, que nunca nos apresente um ecrã de "loading" ou "aguarde" ou "a processar".

Esperemos é que os sistemas operativos não se tornem em monstros igualmente gigantes e capazes de "anular" todas estes avanços, um pouco como aconteceu nos computadores desktop.

4 comentários:

  1. "esperemos que não demore muito até que se tenha um smartphone/tablet completamente ausente de pausas e hesitações". Ja acho o Galay SIII suficientemente rápido, nunca tive problemas com ele. O único "pequeno" atraso dá-se quando saio de jogos pesados tipo NOVA3 ou Asphalt7 Heat.. de resto estou bem, que a navegar na internet, quer a reproduzir 720p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é rápido... Mas depois quando vires o Android 4.1 Jelly Bean, percebes aquilo a que me refiro. :)

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Segundo as leaks, acho que no GS3 não se nota muito.

      Eliminar