2012/09/20

Raspberry Pi Turbo a 1Ghz

O Raspberry PI poderá ser (é!) um excelente microcomputador de baixo custo para muitas e variadas brincadeiras -e não só - mas à medida que vão exigindo mais e mais das suas capaciades, é inevitável que cheguem a um ponto onde "já não dá mais".

O seu CPU ARM a funcionar a 700Mhz só para tanto... mas, como todos aqueles que se divertem com este tipo de coisas saberão: um CPU que funciona a 700MHZ também funcionará seguramente a velocidades um pouco superiores... o chamado "overclock".

É possível alterar os valores da frequência (e voltagem) do Raspberry PI mexendo no seu config.txt, mas agora será ainda mais fácil graças ao novo modo Turbo oficial que pode fazer o Raspberry Pi funcionar a 1Ghz!

Para garantir que nada se estraga, este modo mantém esta velocidade apenas se o chip não ultrapassar os 85ºC, e também apenas se houver processamento a fazer. E para além disso têm também vários modos Turbo à escolha, menos radicais. A estabilidade do sistema irá depender de caso para caso, em função do "lote" de fabrico do CPU que vos tiver calhado - tal como acontece com os CPUs usados nos desktops, e que também reúnem uma fervorosa legião de fãs do overcloking, que procuram levá-los sempre ao limite, Mhz a Mhz.

A funcionar a 1Ghz, o pequeno Raspberry PI praticamente duplica as suas prestações, pelo que... é um daqueles "upgrades" instantâneos, e com resultados que saltam à vista! :)

5 comentários:

  1. Ok, mas como podemos instalar esse firmware? Sabe se podemos continuar a ter o raspbmc ou só existe pro debian?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por enquanto só dá com Debian "Wheezy".

      Pode fazer update a imagem antiga, ou instalar a de 18-09-2012

      Para fazer o update, siga este tutorial: http://www.raspberrypi.org/phpBB3/viewtopic.php?f=66&t=17788&p=176847

      Para fazer o download, basta ir ao local habitual, http://www.raspberrypi.org/downloads (Raspbian “wheezy”)

      Confirmo que funciona
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. @JC nisso aí já não te sei ajudar. Mas imagino que seja uma funcionalidade que seja fácil de aplicar a todos os sistemas que tenham por base o kernel oficial.

      Eliminar
  2. Pelo pouco que li, na versão oficial (Raspbian wheezy) é necessário fazer update com os comandos: sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade . Depois executar o comando: "raspi-config" , seleccionar a opção overclocking.

    ResponderEliminar
  3. Boas,
    coloquei as seguinte configurações, sem qq problema :
    arm_freq=850 (para já chega)
    gpu_freq=250
    core_freq=400
    sdram_freq=450
    over_voltage=1

    Nota-se que fica mais fluido :-) !
    (pode ser feito em Windows, acedendo directamente ao cartão SD)

    ResponderEliminar