2012/09/25

Reconhecimento de Voz sempre à Escuta


Não há dúvida que sempre que nos dão um "cheirinho" daquilo que se pode fazer com a tecnologia actual, damos por nós a desejar mais e mais. No caso do reconhecimento de voz, com soluções como a Siri e o Google Voice Search a permitirem que falemos com os nossos smartphones, é inegável todo o potencial que isso permite. Em vez de espreitarmos o ecrã do smartphone com olhos estremunhados ao acordar, é sempre mais agradável poder perguntar o estado do tempo, e receber a previsão lida em voz alta...

Mas, não demorou muito para que outro pequeno pormenor se revelasse incómodo... para que estas funções de voz funcionem, é necessário iniciá-las manualmente, o que... parece um pouco anacrónico: ter que usar uma função manual para poder dar uso à voz para evitar precisamente essa interacção manual?

Felizmente não somos só nós que estamos incomodados com isso, e a Nuance - uma das empresas de referência na área (responsável pela tecnologia que permite a Siri perceber o que dizemos) - está a trabalhar em sistemas que serão capazes de fazer o reconhecimento de voz de forma continuada, mesmo quando os equipamentos estão em modo "sleep".

Quer isto dizer que em vez de acordarmos o nosso smartphone, para depois falarmos para ele... poderíamos falar directamente para ele, sem necessidade do tal "arranque manual".

A Nuance diz que é coisa que estará no mercado daqui por 2 ou 3 anos... vamos esperar que sim.

4 comentários:

  1. Os TV's da Samsung topo de gama já podem ser ligados e desligados apenas por voz.

    Haverá um artigo em breve no AadM.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era isso mesmo que eu ia dizer. A diferença é que estando em standby só reconhecem a ordem para ligar. Por outro lado os constrangimentos energéticos são diferentes de um smartphone.

      Também nos PCs, os softwares de reconhecimento de voz normalmente têm uma palavra chave que permite sair do standby e começar a ouvir.

      Eliminar
  2. O Samsung Galaxy S3 já tem este modo no ecrã de bloqueio (ordem para desbloquear). Mas depois de ter essa opção activada, se passar muito tempo no ecrã de bloqueio a bateria acaba por "desaparecer" em pouco tempo.

    ResponderEliminar
  3. O velhinho T28s da ericsson tinha um modo de marcação de voz activado por uma palavra magica. Comia bateria que era uma coisa maluca, era recomendado utilizar apenas quando ligado ao sistema de maos livres do carro.

    ResponderEliminar