2012/09/16

Responsive Web Design


Lembram-se de no outro dia vos ter falado da nova página do Codebits e do seu layout dinâmico? Isto é, uma página web que consoante a largura disponível na vossa janela do browser se vai reformatando por forma a ser o mais funcional possível - e que é algo que se vai vendo em cada vez mais sites, como por exemplo na página principal do Sapo. Isto é algo que a que se chama Responsive Web Design.

Desta forma, espera-se que um site automaticamente se adapte quer o estejam a ver no vosso smartphone, num tablet, ou num ecrã de alta-resolução.

Para todos os web designers e web developers que ainda estiverem habituados ao estilo antigo, de criar páginas web fixas, hoje trago-vos um site que poderá ser um precioso auxiliar para darem uso a estes designs "responsivos": o This is Responsive. Um site que agrupa notícias, informação, e padrões prontos a usar que poderão servir de base aos vossos futuros projectos.

Por exemplo, lá poderão encontrar coisas como: grelhas de imagem que vão mudando de tamanho e número de colunas para terem sempre um tamanho apresentável; menus de navegação que passam de uma barra de navegação para items verticais quando o espaço se reduz; layouts com várias colunas que passam a lineares; tabelas que vão suprimindo as colunas menos importantes - ou até que se transformam em gráficos - e muitos outros exemplos que sem dúvida servirão de inspiração a todos os que desejam criar um site moderno e adequado à enorme variedade de dispositivos que hoje utilizamos para aceder às paginas web.


2 comentários:

  1. Quem precisar ou quiser experimentar uma framework como base de algum projecto de Responsive Design, basta espreitar em foundation.zurb.com ;-)

    ResponderEliminar
  2. Também podem ver o projecto http://twitter.github.com/bootstrap/ do Twitter

    ResponderEliminar