2012/09/15

Zon Iris - Zon Hub


Parece que vou reformar a minha velha box DVR Zon e o velhinho modem thomson que tão bem me serviu nos últimos anos, e passar a usufruir da mais veloz e funcional Zon Iris, acompanhada por um Zon Hub que me faz "voar" dos anteriores 24Mbps para velocidades superiores a 100Mbps (o upload tem-se ficado pelos 6Mbps, mas sempre ajudará a enviar vídeos para o YouTube mais rapidamente).


O serviço de "upgrade" dos velhos equipamentos correu sem incidentes, à hora marcada, com o máximo de profissionalismo (aliás, a nível dos técnicos que têm vindo cá a casa - o que apenas sucedou na instalação inicial, e agora - não tenho tido qualquer razão de queixa, muito pelo contrário!) E no processo até me resolveram um problema que eu tinha de sinal fraco numa das televisões... e que era devido ao cabo.

A ZON Iris dá um salto considerável face à velha box da Zon, com um interface incomparavelmente mais amigável e veloz - e saltitar por todos os programas da última semana via o ZON Timewarp... é coisa que dá gosto fazer. :)


Adiante... tudo isto é muito bonito e era esperado, mas o meu receio prendia-se com a questão de trocar o velho modem Thomson pelo novo Zon hub, já que por muito mais potente e funcional que seja, com toda a sua gama de serviços (fon@zon, partilha de discos, impressoras, etc.) me vinha "estragar" tudo aquilo que eu já tinha perfeitamente configurado e afinado no meu router com DD-WRT (dyndns, acessos remotos, forward de portas e serviços, etc.) e que não tinha nenhuma vontade de refazer.

Mas felizmente, descobri como colocar o Zon Hub a funcionar como modem, para que pudesse manter todas as restantes configurações intocadas. Para isso é necessário activar a opção "Activar modo bridge na porta 4", e ligar essa porta à porta do "modem" do router. Esta opção é algo que não está acessível na página de configuração habitual do zon hub (a que se acede com o user: home e a password: zonnet), mas que se torna visível se entrarem em modo de administração (user: home_admin / pass: zonnetadmin).


Obviamente, se IPs, DNS, bridges e portas de routers e modems forem coisas que vos parecem chinês... o melhor é não inventarem, e seguindo a velha máxima: se está a funcionar... não mexe!


Irei dando-vos feedback sobre o que é navegar pela internet a 100Mbits... para garantir que isto não é apenas uma prenda de boas-vindas que depois nas semanas seguintes vai baixando. Mas pelo menos neste dia de hoje... posso garantir que a diferença salta à vista! :)

21 comentários:

  1. O que faz esse modo activar bridge na porta 4? não entendi como conseguiste manter as configurações dessa forma

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já tinha tudo configurado no meu próprio router WiFi, que estava ligado ao modem-cabo antigo da Zon.

      O novo Zon hub substitui o modem *e* o router WiFi.

      Mas assim, obrigava-me a reconfigurar tudo no Zon Hub, e perder algumas funcionalidades que tenho no meu router.

      Para a maioria das pessoas, o Zon Hub fará tudo aquilo que se deseja, sem necessidade de investir num router extra - mas no meu caso em particular, prefiro não tirar partido das suas funcionalidades, e usá-lo meramente como "modem burro".

      Eliminar
    2. ah já tinhas outro router ok já percebi! também desconhecia o user admin.. já lhes tinha ligado uma vez e não me deram porque precisava desactivar o DHCP. Obrigado pela info! acho o wifi do router da zon bastante mau talvez também faça um investimento noutro router e use o teu truque ;) tnks

      Eliminar
  2. n fazia ideia desse outro login super admin. cool!
    adorava era mudar os DNS da zon para a OpenDNS... n sabes nenhuma manha para isso? aceder via SSH e mudar ou assim?

    no OpenDNS tenho varias categorias filtradas, o q me ajuda a manter a rede de casa segura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu caso é simples, é o meu router que está a fazer esse serviço, e uso os DNS do Google. Mas definir isso no próprio Zon HUB, não sei... experimenta com o login de admin, pois não pesquisei tudo o mais que dê para fazer: só vi que dava a opção de bridge, e também desactivar o servidor DHCP.

      Eliminar
    2. Podes sempre ativar isso em cada PC que utilize a rede. Eu tenho net sapo e meti no router o DNS do Google, que não sei porquê acabou por não aplicar. Depois meti na rede mesmo e tem funcionado bastante bem.

      Eliminar
    3. É possivel configurar os opendns no router Myhub ou ZonHub...
      Somente é necessário criar uma nova pool DHCP no equipamento e adicionar os DNS - 208.67.222.220 - 208.67.220.222...
      De seguinda é só atribuir os novos IP há maquinas instaladas na empresa ou em casa... Simples e sem falhas...
      Não se esqueçam que já devem ter uma conta opendns criada para o ip externo ser atribuido...

      Eliminar
    4. @Unknown explica la onde apagas a pool?
      é q eu n tenho essa opçao!
      https://loja.fernandomiguel.net:4388/

      Eliminar
  3. wget http://mirrors.fe.up.pt/pub/ubuntu-releases/quantal/ubuntu-12.10-beta1-desktop-amd64.iso -O /dev/null
    25% [===================================> ] 200.922.229 14,6M/s eta 60s

    http://speedtest.net/result/2181348478.png

    isto ta bonito...e n passa dos 6mb/s up... ja teve colado nos 8

    ResponderEliminar
  4. Isto é noticia porque motivo? Já tenho isto ha quase 1 ano.... lol

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde. Adquiri um router da Asus, liguei ao ZONHUB pela porta 4 e activei o modo bridge na porta 4. Tudo me parece estar a funcionar bem, excepto as portas: abri portas no router asus para o meu PC (neste caso foi para jogar Football manager) mas nao é possível ligarem-se ao meu pc. Já fiz port checks na net e continua a dizer que a porta está fechada. Tenho a certeza que abri bem as portas no router (Printscreen: https://dl.dropbox.com/u/1035194/Captura%20de%20ecr%C3%A3%20-%202012-11-24%2C%2015.38.01.png ) pelo que me parece que isto será um qualquer problema com o zonhub. Alguma ideia?

    ResponderEliminar
  6. Pedro tenta desactivar a firewall e o wireless do zonhub se já tiveres estes serviços ativos no Asus. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  7. Obrigado. Já o tinha feito na altura, e até desactivar os mesmos no router da ASUS e nada. Introduzi tb o meu PC no dmz e continua a não dar :(

    ResponderEliminar
  8. Alguém me pode dizer se existe alguma maneira de renovar IP no ZON HUB pela página de config.?

    ResponderEliminar
  9. Alguém me sabe dizer para que servem as 2 portas ethernet (fichas RJ45) disponíveis para na ZON BOX HD IRIS 2.0?
    Estava na esperança que fossem mais 1 ponto de rede da minha rede caseira onde iria ligar a TV para obter conteúdos DLNA.

    E as fichas USB? São só para carregar telemóveis?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. n tem qq utilidade na Box.
      Devem ser para outro provider q n a zon, dado q a IRIS recebe os dados via cabo coaxial.
      a porta USB seria para ligar um disco externo para passar conteudo, mas n ta activo.

      Eliminar
  10. O HUB tem de ser por força WIRELESS? É que ODEIO wireless! Sempre que me queixada de quebra de velocidade, a culpa era sempre do wireless!

    ResponderEliminar
  11. Porreiro!
    As dicas deste tópico já me foram úteis!

    Obrigado

    ResponderEliminar
  12. Olá sou yanick vieira o vosso cliente a já alguns meses infelizmente não estou satisfeito com o vosso serviço e queria dar baixa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. yanick, terás que contactar a Zon... o Aberto até de Madrugada nao tem qualquer ligacao/relacao com os operadores a nao ser as noticias e artigos que publica,

      Eliminar
  13. Olá, sou Jorge e tenho um Zon Hub Iris que não está a corresponder às minhas necessidade. Cá em casa é quase tudo Apple (iPhone até AppleTV) e tenho quebras de rede constantes. Já coloquei dois repetidores (TP-Link WA830RE e WA850RE), um no R/C e outro no sótão (2º andar), mas mesmo assim não funciona. Pensei em comprar um router para ligar ao Hub. Alguém me pode sugerir algum modelo, e, já agora, umas "dicas" para instalação. Obrigado e Bom Ano:

    ResponderEliminar