2012/10/05

1º Aniversário da Morte de Steve Jobs


Faz hoje precisamente um ano sobre o fatídico dia em que Steve Jobs faleceu. Visionário, intransigente, perfeccionista, maldoso... muitos são os adjectivos que diferentes pessoas utilização para o descrever - incluindo o de "homem que mandou esconder os Porsches", por altura da visita de um potencial investidor à NeXT, para que não pensasse que eles tivessem demasiado dinheiro.

O que é certo é que Steve Jobs era humano, como qualquer um de nós, e longe de qualquer tipo de perfeição. Perfeição essa que perseguia até à exaustão nos produtos e equipamentos que criava, e que desde cedo passaram a marcar a diferença dos produtos Apple.

Um ano depois, fica demonstrado que a Apple continua em ritmo ascendente, contrariando todos os que apregoavam o declínio do "império" sem a liderança de Steve Jobs - mesmo se não deixarão de haver alguns (muitos?) episódios e incidentes sobre os quais inevitavelmente pairará a questão: "Será que se Steve Jobs fosse vivo teria deixado isto acontecer?" (Um deles sendo, obviamente o recente caso dos mapas do iOS6.)


Quanto ao futuro... será sempre tão incerto como sempre o foi, mas fala-se de que a Apple poderá estar prestes a revelar o seu iPad Mini - e que sem dúvida irá fazer recordar a célebre frase de Jobs, em que dizia que não fazia sentido um tablet com tamanho mais pequeno, e que o iPad tinha o tamanho ideal. Mas sabemos que os tempos mudam, e o que era deixa de ser... e antes de criticarem Steve Jobs, talvez não fosse má ideia olharem antes para tudo aquilo que os políticos dizem e desdizem numa base quase diária, e sobre assunto que mais directamente nos afectam diariamente e monetariamente. Ao menos nos produtos da Apple... só compra quem quer, e ninguém a isso é obrigado.


Seja como for, Steve Jobs queria mudar o mundo... e ao contrário de muitos que no seu leito da morte poderão debater-se com o legado que deixam para as gerações futuras, Steve Jobs terá partido sabendo que os seus produtos tocaram a vida de milhões de pessoas em todo o mundo - e continuarão a fazê-lo pelos anos vindouros.

Da criação de um pequeno computador numa garagem com o seu amigo Wozniak e dos seus sonhos nos anos 80 que em retrospectiva revelam bastante do que hoje existe, até à liderança da empresa mais valiosa do mundo... Steve Jobs será para sempre uma personalidade incontornável para todos os que olharem para a História da tecnologia e a revolução feita a nível dos smartphone e tablets neste início do novo milénio.

9 comentários:

  1. Um pouco offtopic mas os artigos ultimamente parecem me mais num tom de defesa da Apple do que de informaçao imparcial e precisa pode ser so a percepçao que fico mas fica o ponto de vista.Não so de fãs da maravilhosa e sempre desculpavel apple vive o aberto ate de madrugada não é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Defendo a Apple quando penso que o devo fazer; tal como a critico quando tenho que criticar (bastará ler os muitos artigos sobre os mapas, ou até a análise ao iPhone 5, onde foquei muitos dos aspectos a melhorar) - tal como o faço para qualquer outra marca ou produto.

      Mais complicado é quando outras pessoas não conseguem ver para além de que tudo o que é "Apple", ou "Android" tem que ser a preto e branco, extremando posições de quem: ou tem que ser tudo bom, ou tudo mau.

      E quanto a tentar discutir (no bom sentido) com pessoas, que nem sequer se deram ao trabalho de experimentar uma e outra plataforma antes de criticar... isso aí, também já disse - por repetidas vezes - que já não tenho tempo, ou paciência, para isso.

      Se há pessoas que colocam o Android num pedestal, e não são capazes de reconhecer toda a influência que é devido ao iOS... que fiquem na deles.

      Se há pessoas que metem a Apple num pedestal, como se o Android fosse ainda um sub-produto sem hipoteses de lhe chegar aos pés... igualmente, que vivam nessa ilusão fechada.

      Por mim, gosto de muitas coisas no iOS, gosto de muitas coisas no Android; acho que há ainda muito a melhorar (em ambos) - e sou o primeiro a dizer que o Android tem tido uma evolução muito mais rápida que iOS, e é previsível que assim continue. (Que também causa os seus próprios problemas - a nivel das actualizações para produtos com 1 ano ou mais, por exemplo - mas isso seria outro assunto. :)

      Eliminar
    2. Já pensaste que podes ter um problema de alergia ? Eu quando espirro assim fico sempre na dúvida ;-)

      Eliminar
    3. Por nao me encaixar em nenhum dos perfis que referes nao vou argumentar. Se ofendi lamento nao tenho gosto por paixoes clubisticas quanto mais sobre algo que nao passa duma ferramenta pra uma funçao.Mais uma vez as minhas desculpas

      Eliminar
    4. Não ofendeste, nem tens que pedir desculpas. Ora essa.

      A minha resposta também não era qualquer tipo de "ataque" à tua pessoa - se assim foi entendida, eu é que peço desculpa.

      Disseste - e bem - o que te pareceu, e eu (novamente) voltei a tentar explicar qual a posição que tenho quanto a essas questões.

      Só espero que entendam é que estou "farto" de ter que repetir o mesmo, sempre que alguém cá chega, lê uma dúzia de artigos onde fale bem da Apple, e me rotule de fanboy; e depois se esqueça das outras duzias onde falei bem dos "outros" - ou vice-versa.

      No outro dia cheguei ao cúmulo de no Twitter me chamarem de Apple fanboy, enquanto no Google+ alguém me acusava de ser anti-Apple.

      ... E é precisamente a esse tipo de pessoas que já não tenho qualquer tipo de vontade de responder.

      (Estando a respoder-te a ti, é já sinal que não te considero uma delas! :)

      Eliminar
    5. Num site/blog em que apenas é uma pessoa a escrever consigo notar mais isenção a tratar de diversos e diferentes assuntos (ie, apple e android) que noutros blogs nacionais onde há quem defenda a camisola da apple ou android até há exaustão. Aqui parece-me que há uma saudável divisão com criticas e elogios a ambos os sistemas e outros além destes 2. E antes que me coloquem uma etiqueta, o meu smartphone é o velho e ultrapassado Symbian.

      Eliminar
  2. Infelizmente é a consequencia de uma tactica de marketing actual "amor a marca" levado ao extremo da cegueira.Ps sou leitor a alguns anos e nao so relacionado com smartphones.Keep up the good work

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, não se pode culpá-los: é essa a função do marketing. Cabe às pessoas não se deixarem guiar cegamente por eles! :)

      Eliminar
  3. Independentemente da sua personalidade, o resultado foi uma mudança brutal na área da informática e tecnologias de informação. Antes dele o mundo dos PCs, telemóveis e tablets evolucionavam a um ritmo de caracol, às vezes com uns picos devidos a uns jogos revolucionários, mas de resto andava tudo de cadeira de rodas. Após Steve Jobs todos os outros fabricantes levaram um banho de água fria e começaram a trazer-nos produtos com alta qualidade de construção, UI bonitos (veja-se o Android 4.x e os widgets) e App Stores sofisticadas (veja-se o Google Play). Tudo isto pela visão desde senhor E SEM ESQUECER todos os seus colaboradores, que muitas vezes dão a ideia, mas "o chefe" é que leva os louros ;)

    Em suma, não largo o meu iPad 3 nem o meu HTC Evo 3D :)

    ResponderEliminar